Sebrae/PR e Maringá se unem em pesquisa inovadora para explorar a identidade do município

Objetivo é fomentar a “marca” da cidade e impulsionar o turismo e os negócios.

  • Objetivo é fomentar a “marca” da cidade e impulsionar o turismo e os negócios

    O Sebrae/PR está realizando uma pesquisa inédita juntamente com a Secretaria Municipal de Aceleração Econômica de Maringá (Saet). O objetivo é identificar a identidade da cidade através de um diagnóstico com apontamentos sobre fatores positivos e pontos a aprimorar no município. A intenção é que a pesquisa forneça informações para um projeto mais abrangente, com o intuito de ampliar a competitividade e definir o posicionamento estratégico de Maringá.

    Iniciada em abril de 2023, a pesquisa foi realizada inicialmente com lideranças de diversos setores, representantes públicos, empresários locais e parceiros institucionais, contando também com a participação da população, através de realização da pesquisa durante a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). Utilizando a técnica da entrevista estruturada, com uso de questionário, a pesquisa solicita aos participantes para responderem três perguntas que ajudam a traçar o perfil da cidade sob a percepção de cada um.

    De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos, a partir da pesquisa será possível compreender a essência da cidade, seus principais ativos e diferenciais competitivos, criando, a partir daí, uma forma de narrar a cidade que represente de fato como as pessoas sentem, percebem e se relacionam com Maringá.

    “Identificando essa visão, poderemos criar uma narrativa que transpareça de fato a essência do município. Essa percepção trará benefícios, do ponto de vista econômico, social e cultural”, avalia Perseu.

    A superintendente da Saet, Fernanda Maia Rodrigues de Oliveira, pontua que essa identificação possibilitará ao município que caminhe de forma coletiva e inclusiva.

    “Quem ganha com isso é a nossa população. Teremos uma base de informações para criarmos algo sólido e duradouro, que nos permitirá fomentarmos ainda mais o turismo. Isso contribuirá para desenvolvermos a cidade como um todo porque turismo é economia, é transformação social”, destaca Fernanda.

    Desenvolvimento da marca

    A aplicação da pesquisa é um trabalho de place branding, atividade que impulsiona o conhecimento sobre cidades, regiões e até países como marcas a serem conhecidas e admiradas.

    “O grande feito é entendermos essa percepção coletiva e posicionarmos Maringá como uma marca, assim como aconteceu em cidades como Londres e Nova Iorque. A partir desse entendimento, poderemos subsidiar estratégias de comunicação assertivas e que gerem os impactos desejados, alavancando negócios, atraindo investimentos e mostrando o verdadeiro potencial de Maringá”, enfatiza Izabela Domingues, líder técnica do trabalho.

    Participação

    A previsão é de que a pesquisa seja concluída no mês de junho deste ano, resultando em novas diretrizes de alavancagem de negócios, ações de marketing, criação de nova logomarca e slogan. A participação de todos que vivem e vivenciam Maringá é muito bem vinda. Quem ainda não participou da pesquisa, poderá fazê-la gratuitamente clicando aqui.

    Foto: Thiago Louzada

    Comentários estão fechados.