‘Maior São João do Sul do Brasil’ acontece em Maringá entre 22 e 25 de junho

As atrações da festa incluem a presença da Quadrilha Mistura Gostosa de Campina Grande e diversos grupos de forró do Paraná.

  • Com a proposta de se transformar no maior São João do Sul do Brasil, evento começa no dia 22 de junho com muitas atrações e atividades típicas dos arraiás brasileiros; entre as atrações, a presença da Quadrilha Mistura Gostosa de Campina Grande e diversos grupos de forró do Paraná.

    De 22 a 25 de junho, a cidade de Maringá entrará no clima de uma das mais populares e típicas festas brasileiras, com a realização do I Rural Maringá Junino.

    Com duração de quatro dias, o evento é realizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e acontece no Pavilhão de Indústria e Comércio do Parque Internacional de Exposições, tendo como principal objetivo promover a cultura e as tradições brasileiras, preservando o espírito festivo e acolhedor que caracteriza as festas juninas.

    Uma ampla e diversificada programação está garantida para marcar a primeira edição da festa, que tem como propósito se transformar no maior São Joao do Sul do Brasil.

    A intenção é fazer do evento mais um importante atrativo turístico, envolvendo não só o público maringaense, mas todas as 30 cidades pertencentes à Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), com a valorização dos talentos regionais.

    Atrações

    Dentre as atrações confirmadas para a primeira edição do arraiá maringaense, destacam-se a gastronomia típica das festas juninas, o Corredor do Forró, o pau-de-sebo, a fogueira, a Tenda dos Milagres, o correio elegante, brinquedos infantis, concursos de quadrilha e de forró e, ainda, de melhor traje masculino e feminino (adulto e infantil).

    A apresentação da quadrilha Mistura Gostosa, eleita a melhor de Campina Grande, na Paraíba, a capital do São João; baile da melhor idade, missa sertaneja e almoço nordestino estão também entre os principais atrativos.

    As tradicionais fitinhas de São João, Santo Antônio e São Pedro, parte integrante da tradição dos festejos juninos, irão compor um espaço para que as pessoas possam deixar seus pedidos, mantendo-se o propósito de resgatar as tradições caipiras brasileiras, explorar o folclore, a dança, a música e a religiosidade.

    Atrativos musicais

    A programação do evento começa na quinta-feira (22), às 19 horas, enquanto na sexta e no sábado (23 e 24), as atividades ocorrem à tarde e à noite. No domingo (25), inicia-se às 10hs, com a missa sertaneja, estendendo-se para a tarde e à noite.

    Uma das partes mais destacadas da programação do I Rural Maringá Junino são os grupos de forró. No corredor do forró haverá recepção ao público todos os dias, com os acordeonistas Maira Gaiteira e Fernando Gaiteiro, enquanto à tarde e à noite, apresentam-se diversos outros grupos.

    Na quinta, o destaque é para o conhecido Grupo de Viola Amigos do Jaspion e o Trio Canoeiros. Na sexta, a partir das 15h30, haverá Baile Caipira com o Trio Pau Brasil, priorizando o público da melhor idade, e à noite, a partir das 22h30, a animação fica por conta do Trio Magujé, com seu forró pé-de-serra.

    Dia de São João

    No sábado (24), Dia de São João, a programação será especial, com a apresentação de Cinthia Santos e Banda, às 15h30, apresentação da quadrilha Mistura Gostosa, às 16h, e sunset com J.P e Rique Galiani, entre 17h30 e 19h30, seguidos da cerimônia da Puxada do Mastro de São João e acendimento da fogueira.

    Logo após, tem apresentação do Concurso de Dançarinos do Forró, da quadrilha Mistura Gostosa, apresentação do Concurso de Quadrilhas e encerramento com a apresentação da dupla sertaneja Tales e Conrado.

    Domingo

    No domingo, a programação começa às 10h, com missa sertaneja, seguida de apresentação da Banda Santa Maria, almoço nordestino, Bingo de São João e apresentação de quadrilhas locais. A noite será animada pelo forró da Banda Corda Crua, conhecida pelas referências musicais nordestinas em seus diversos ritmos como o Forró, o Baião, o Xote, o Xaxado e o Arrasta-Pé.

    A final do Concurso de Dançarinos de Forró e do Concurso de Quadrilhas Juninas, com entrega de premiação, encerram a programação do I Rural Maringá Junino. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Paraná, Prefeitura Municipal de Maringá, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Maringá e Região Visitors & Convention Bureau, IGR Encantos dos Ipês e Grupo Mater Dei.

    Entrada GRATUITA

    Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, a Sociedade Rural de Maringá junta-se à Arquidiocese de Maringá para realizar uma campanha de doação espontânea de agasalhos (calças, blusas, casacos, meias e sapatos), duramente o I Rural Maringá Junino, destinada a beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social.

    As doações recebidas serão destinadas ao setor social da Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá.

    Não haverá cobrança de ingressos para o arraiá.

    Mais informações

    A programação completa do evento e os regulamentos dos concursos de quadrilha e de forró podem ser conferidos no site: https://ruralmaringajunino.com.br/

    Foto: Assessoria de Imprensa da Sociedade Rural de Maringá

    Comentários estão fechados.