EstaR Digital: um mês após implantação, avaliação do município e usuários é positiva

Desde o dia 15 de maio, quando o sistema começou a operar em Maringá, apenas 4 reclamações de munícipes foram registradas na Ouvidoria Municipal.

  • Desde o dia 15 de maio, quando o sistema começou a operar em Maringá, apenas 4 reclamações de munícipes foram registradas na Ouvidoria Municipal. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Prefeitura ainda aguarda a instalação de outros 22 totens de autoatendimento.

    Por Victor Ramalho

    Na próxima quinta-feira (15) vai completar 1 mês da implantação do novo sistema de gerenciamento do Estacionamento Rotativo em Maringá. O EstaR Digital, que veio para substituir o antigo sistema de cartões físicos vendidos pelos agentes de trânsito, conta com um sistema informatizado, que disponibiliza aos usuários um aplicativo gratuito, onde eles podem comprar os créditos e cadastrar as vagas pelo celular.

    A avaliação dos usuários, até o momento, é positiva, conforme o poder público municipal. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), desde o dia 15 de maio até esta terça-feira (13), o 156 da Ouvidoria Municipal recebeu apenas 7 reclamações relacionadas ao EstaR, dos quais apenas 4 tinham relação com o novo sistema digital. Todos os pedidos já foram solucionados, conforme a Prefeitura de Maringá.

    “Foram 7 reclamações ao todo, mas dessas tiramos 3, que eram de usuários afirmando que não deveria ter estacionamento rotativo em Maringá. Sobre o sistema, as 4 reclamações eram sobre problemas com o registro no aplicativo, mas os usuários já foram instruídos sobre uma validação do cadastro que deve ser feita no e-mail, antes de começar a usar o app, assim o funcionamento ocorre normalmente. No geral, a avaliação que fazemos é muito positiva”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, em entrevista ao Maringá Post nesta terça (13).

    Ainda de acordo com o secretário, ainda não é possível precisar a quantidade de motoristas maringaenses que já baixaram o aplicativo e/ou realizaram a migração completa para o sistema digital. No entanto, dados disponibilizados pela empresa responsável pela implantação mostram que, até o momento, 95% das operações do estacionamento rotativo em Maringá já ocorrem pelo app, enquanto apenas 5% foram feitas via totens de autoatendimento.

    Em março, o Maringá Post fez uma reportagem completa, explicando como será o funcionamento do novo modelo. A DSIN Tecnologia da Informação, empresa de Marília-SP, foi a vencedora da licitação aberta em 2022. O contrato foi assinado no dia 2 de março e implementação do sistema iniciada a partir dali. A empresa já opera o sistema de estacionamento rotativo digital em outras cidades do Paraná, como Londrina e Toledo. Ao todo, o município pagará R$ 820 mil pelo serviço.

    O contrato prevê a instalação de 25 totens de autoatendimento pela cidade, além de aproximadamente 80 maquininhas de cartão espalhadas por estabelecimentos comerciais, onde os usuários sem acesso ao app poderão comprar os créditos. Atualmente, três totens estão instalados e, de acordo com Purpur, os demais deverão começar a ser instalados a partir de semana que vem.

    “Por uma questão de logística, tivemos um pequeno atraso na instalação dos totens. Temos três instalados de um total de 25. Os outros já estão na cidade, inclusive, aguardando apenas a instalação, o que ocorrerá nos próximos dias. Quanto às máquinas de cartão, esse processo vai demorar um pouquinho mais, pois demanda de uma regulamentação via decreto”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana.

    Para quem ainda não realizou o download, o aplicativo que os usuários devem utilizar para o EstaR Eletrônico é o Estacione Legal, já disponível na PlayStore e outras lojas de app de forma gratuita. Um QR Code em placas do EstaR espalhadas pela cidade redireciona o usuário para a página.

    Cartões físicos do EstaR só poderão ser usados até quinta-feira (15)

    Os velhos cartões de “raspinha” do EstaR, que eram comprados com os agentes de trânsito, tiveram as vendas suspensas no dia 12 de maio. Os usuários que já tinham cartões comprados, só poderão usar o item até às 23h59 de quinta-feira (15). Mas, quem preferir, pode realizar a troca do cartão físico por créditos do aplicativo.

    Foto: Rafael Macri/PMM

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