Novo edital do Mais Médicos abre inscrições: Paraná tem 327 vagas

As inscrições para o Programa Mais Médicos serão abertas na próxima sexta-feira (26) e podem ser realizadas até o dia 31 de maio.

  • O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (22), a abertura de inscrições para o renovado Programa Mais Médicos. As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira (26) e podem ser realizadas até o dia 31 de maio. Clique aqui para acessar o link.

    O Paraná oferece um total de 327 vagas, que serão preenchidas pelos médicos em diversos municípios do estado.

    A preferência na convocação inicial é para médicos brasileiros formados no país. No entanto, médicos formados no exterior, seja brasileiros ou estrangeiros, também poderão se inscrever, sendo convocados para ocupar vagas remanescentes. O programa busca preencher vagas que ficaram ociosas ao longo dos últimos quatro anos.

    O programa oferece uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50 por um período de 48 meses, podendo ser renovada pelo mesmo período. A expectativa do governo é que a seleção ocorra em junho, e que os médicos selecionados iniciem suas atividades nas regiões alocadas ainda no mesmo mês.

    O processo de seleção inclui uma avaliação do currículo dos candidatos, com pontuação para cada formação adicional ou experiência anterior. O candidato pode atingir até 90 pontos.

    As atualizações no programa incluem: um aumento no tempo de contrato de três para quatro anos; a inclusão de licença maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias; especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família.

    O Mais Médicos, criado em 2013 durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, atualmente conta com mais de 8.000 médicos. Cerca de 45% dessas vagas são alocadas em regiões de vulnerabilidade social.

    As regras de inscrição incluem a posse de um diploma de medicina, ausência de pendências criminais, regularidade com obrigações militares (para homens brasileiros), e ausência de pendências na Justiça Eleitoral. É importante ressaltar que não é permitido a inscrição de médicos que estão atualmente no programa, no programa Médicos pelo Brasil, ou de quem foi desligado por descumprimento de regras ou que se desligou do programa há menos de 180 dias.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @fabrikasimf

    A partir de segunda-feira (5), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) realiza um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação ocorre até o dia 30 de setembro.

    Os interessados podem participar para negociar dívidas com bancos, empresas financeiras, operadoras de telefonia e TV por assinatura, Copel e Sanepar.

    O processo é realizado exclusivamente pela internet, de forma totalmente remota, através do link Consumidor.gov.br.

    Para a renegociação de dívidas, o consumidor deve acessar o site e fazer um cadastro, para receber um login e uma senha. No momento do cadastro, é necessário informar corretamente dados telefônicos e de e-mail, para que seja enviado as informações sobre a negociação.

    Acessando a conta, a pessoa deve relatar o problema por escrito e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

    Após o envio destas informações, as empresas responsáveis têm um prazo de 10 dias para enviar uma contraproposta. A partir desta data, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno.

    Foto: Geral Bubniak / AEN

    Comentários estão fechados.