O valor é muito abaixo da média nacional, que é de 39%, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Município trabalha para elevar esse percentual em dez anos.
Por Victor Ramalho
Uma pesquisa divulgada na semana anterior pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que, no Brasil, em média 39% das pessoas utilizam o sistema de transporte coletivo diariamente. Intitulado “Mobilidade Urbana no Brasil: Marco Institucional e Propostas de Modernização”, o estudo fez um mapeamento do transporte público nas grandes capitais.
Apesar de não ser citada na pesquisa, Maringá tem um percentual de uso do transporte coletivo muito abaixo dos grandes centros urbanos brasileiros. Na Cidade Canção, apenas 14% dos moradores utilizam o sistema diariamente. Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Ao longo de 2022, pouco mais de 21 milhões de usuários usaram o transporte público na cidade, o que corresponde a uma média de 1,9 milhão de usuários por mês ou 64 mil usuários por dia, conforme dados da Semob disponibilizados ao Maringá Post em fevereiro. Atualmente, a população de Maringá é de 454.146 habitantes, segundo o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2022.
A média nacional de usuários do transporte coletivo acompanha a da América Latina, segundo a CNI, que é dos mesmos 39%. No mundo, esse percentual é de 42,6%. Entre as capitais do Brasil, quem tem o melhor índice de uso dos modais públicos é o Rio de Janeiro, com 49% da população usando o sistema todos os dias.
A título de comparação, Curitiba que, dentro do estudo, apresenta os piores indicadores, ainda está 9 pontos percentuais na frente de Maringá. Na capital paranaense, apenas 25% das pessoas utilizam o transporte público. A cidade é destacada no estudo por ser considerada, entre as capitais brasileiras, a que detém a melhor infraestrutura de transporte coletivo, segundo a Confederação Nacional da Indústria.
Metas para mudar o cenário
Aumentar o uso dos modais públicos em Maringá está dentro das metas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), elaborado pelo município em 2022. Conforme o estudo, a cidade quer ter nos próximos dez anos, ao menos 25% das pessoas usando o transporte público diariamente, isso em um “cenário moderado”. No chamado “cenário desejado”, esse número sobe para 32%.
O PlanMob também estabelece metas de redução no uso do transporte individual, outro problema considerado no estudo da CNI. Maringá espera, até 2033, ter apenas 30% dos usuários optando pelo uso de transporte privado motorizado, como carros ou motos.
Algumas ações para estimular o uso do transporte público estão em funcionamento na Cidade Canção desde 2022, como o subsídio da tarifa. No ano passado, Maringá pagou R$ 35 milhões para a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) para manter a tarifa ao usuário final em R$ 4. Em 2023, o valor foi reajustado para R$ 4,80 mas, mesmo assim, o município pretende aumentar o subsídio para R$ 41 milhões. Conforme técnicos da Prefeitura de Maringá e da empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade, hoje a tarifa técnica no município deveria ser de R$ 7,05 por usuário.
Brasil precisa de R$ 295 bilhões de investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana
O cálculo é do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), levando em consideração o patamar de cidades consideradas referências no assunto na América Latina, casos de Santiago, no Chile, e Cidade do México, no México. Conforme o levantamento, o investimento precisaria estar dividido entres 15 principais regiões metropolitanas do país, dos quais a maior parte (R$ 271 bilhões) teriam que ser destinados para a ampliação do sistema metroviário.
Foto: Aldemir de Moraes/PMM
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