O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), confirma mais 3.714 casos da doença no Paraná.
O informe revela que 310 municípios tiveram casos confirmados e 253 registraram autoctonia, quando a doença é contraída na cidade de residência.
De acordo com o Informe de Arboviroses, que corresponde ao período sazonal da doença iniciado em 31 de julho de 2022, o Estado soma 12 óbitos, com 21.406 casos confirmados e 140.570 notificações. Mais de 56 mil casos já foram descartados.
O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika.
Já o panorama de chikungunya no Paraná contabiliza 1.395 notificações e 187 casos confirmados da doença, sendo 49 importados e 116 autóctones.
A Sesa tem realizado várias ações e investimentos para o enfrentamento destas doenças, além de manter o acompanhamento de toda a evolução do período epidemiológico e a promoção da conscientização no Estado.
“Reforçamos que os cuidados devem continuar, com a contribuição da população para evitar a proliferação do mosquito. Nossas equipes não medem esforços para o controle dessas doenças”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Desde o início do ano, a pasta promoveu pelo menos cinco capacitações voltadas ao manejo clínico de dengue e chikungunya, com a participação de mais de 1,5 mil profissionais de saúde, abrangendo as 22 Regionais de Saúde do Paraná.
Confira o informe AQUI.
Foto: Pedro Ribas/ANPr
Comentários estão fechados.