Fórum abre inscrições para o fortalecimento dos municípios na captação de recursos federais

O evento busca melhorar e tornar mais efetivo o gasto público a partir de parcerias da União operacionalizadas pelo transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no obrasgov.br.

  • Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN 

    Com a meta de intensificar a capacidade dos municípios paranaenses de captar recursos federais para projetos prioritários, o Governo do Paraná abriu as inscrições para o 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná, que acontece em Curitiba em 12 de abril.A integração de parceiros e o fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão municipal são alguns dos capítulos dessa iniciativa viabilizada por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) e da Paraná Projetos, com apoio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A inscrição pode ser feita AQUI.

    O evento busca melhorar e tornar mais efetivo o gasto público a partir de parcerias da União operacionalizadas pelo transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no obrasgov.br.

    Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o foco do encontro é integrar parceiros e melhorar a relação entre governos estadual, federal e municipal. ´”É para que o Estado possa potencializar os programas de transferência de recursos para os municípios”, afirma.

    O público-alvo do Fórum são gestores e servidores públicos, colaboradores de órgãos e entidades públicas e privadas, Organizações da Sociedade Civil e demais interessados no tema.

    CONECTA 399 – Entre os anúncios a serem feitos no encontro, que deverá contar com representantes de todos os municípios paranaenses, está o lançamento do Programa Conecta399 – Conectando Projetos ao Futuro, uma iniciativa do Estado do Paraná que vai oferecer apoio técnico, político e gerencial aos munícipios paranaenses.

    Criado e conduzido pela SEPL, o programa tem foco no processo de obtenção de recursos, auxiliando agentes públicos municipais na preparação e elaboração de projetos, a partir de oportunidades disponíveis em editais nacionais e internacionais.

    Segundo Marcos Marini, diretor de Projetos da SEPL, o programa vai preencher uma grande lacuna que os municípios têm hoje na hora de pleitear recursos para executar as suas obras prioritárias. “O Conecta399 será uma inovadora política estadual de apoio aos municípios na captação de recursos de fomento para subsidiar o desenvolvimento em todo o Paraná”, diz.

    Marini explica que o programa vai preparar os gestores públicos municipais para que eles possam subsidiar projetos locais, isso porque toda demanda que surge em um município, vinda do cidadão e que chega até o gestor público local, exige sempre algum projeto para a sua tramitação e posterior execução.

    “Vamos conectar as prioridades dos municípios com as oportunidades disponíveis em editais, potencializando a condição de um projeto de um determinado município ser executado”, afirma o diretor de Projetos.

    AEN

    Comentários estão fechados.