Por Gabriela Cadamuro / PMM
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, seguirá com os mutirões aos sábados do ‘Programa Municipal de Controle da Dengue’. A ação integrada, que ocorre desde janeiro, segue no mês de abril, conforme publicação da nova portaria 40/2023.
Neste sábado, 1º, as ações serão realizadas das 8h às 14h, pelos Agente de Combate às Endemias, na região da Zona 7, Chácaras Morangueira, Jardim Castor e Vila Morangueira, contemplando 4.826 imóveis e 10 mil moradores.
As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) realizam limpeza de locais onde há o descarte irregular de lixo e em fundos de vale na Rua Atlanta, Rua Hermelindo Vignoto e Rua Antônio Severino do Carmo.
O prefeito Ulisses Maia explica que as ações aos sábados são fundamentais para ampliar o combate à dengue. “Sabemos que a população nem sempre está em casa em horário comercial durante a semana. Reforçar as atividades aos sábados garante mais efetividade no nosso trabalho e conseguimos conscientizar mais pessoas sobre a importância do combate à dengue.”
A Prefeitura de Maringá iniciou em janeiro deste ano as ações do ‘Programa Municipal de Controle da Dengue’ com mutirões aos sábados. Com a mobilização, o município reforçou as vistorias em imóveis de diversos bairros da cidade, limpeza de locais onde há descarte irregular de lixo e notificação de moradores com imóveis em desacordo com a lei. No total, neste primeiro trimestre, entre os meses de janeiro e março, 30 bairros foram contemplados.
Durante os mutirões, os Agentes de Combate à Endemias (ACEs) visitaram 9,5 mil imóveis e alcançaram aproximadamente 25,7 mil pessoas. Além disso, a Secretaria de Limpeza Urbana recolheu, em cada mutirão, de 15 a 30 toneladas de lixo descartado de forma irregular. Em 12 bairros fiscalizados pela Secretaria de Fazenda, foram realizadas 64 notificações em imóveis irregulares para limpeza.
Os mutirões envolvem as secretarias de Saúde, de Limpeza Urbana (Selurb) e de Fazenda (Sefaz). A parceria contribuiu, principalmente, no combate à proliferação do mosquito da dengue e na conscientização da comunidade sobre a importância dos cuidados com quintais, vasos de plantas, piscinas paradas sem manutenção e outros objetos ou locais que possam acumular água.
Foto: Andye Iore / PMM
Comentários estão fechados.