A cidade, que já chegou a ser a melhor ranqueada do Paraná e 2ª do Brasil em 2021, agora ocupa apenas a 14ª posição.
Por Victor Ramalho
O Instituto Trata Brasil divulgou nesta segunda-feira (20), a mais recente edição do Ranking Nacional do Saneamento, que avalia a qualidade do serviço de tratamento de água e esgoto nos maiores municípios do Brasil. Maringá ocupa, atualmente, a 14ª posição no ranking, sendo a terceira cidade do Paraná melhor ranqueada, atrás de Cascavel (10ª) e Ponta Grossa (11ª).
Apesar da Cidade Canção aparecer entre os 20 melhores municípios do país nos indicadores gerais e ficado na frente de cidades maiores, como Curitiba (15ª) e Londrina (19ª), chama a atenção a queda brusca que o município teve nos últimos dois anos.
Em 2021, Maringá era apontada pelo Ranking como a 2ª melhor cidade do Brasil e melhor do Paraná em gestão de saneamento. Em 2022, após o município cogitar retomar a gestão do serviço, a queda foi de oito posições, ficando na 10ª posição. Em 2023, Maringá perdeu mais quatro posições, ficando em 14º. São 12 posições perdidas em apenas dois anos.
No levantamento mais recente, a cidade atingiu nota máxima em apenas um indicador, que é o de “Tratamento de Esgoto”. Segundo a metodologia do Trata Brasil, este item avalia a porcentagem de esgoto tratado de acordo com a relação de água consumida.
Em Maringá, a gestão da água e esgoto fica a cargo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Segundo um relatório apresentado pela empresa ao Governo do Paraná em 2022, a cidade recebeu R$ 90 milhões de investimentos em infraestrutura desde 2015. Até 2026, estão projetados mais R$ 213 milhões para obras de ampliação e melhoria nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Imagem Ilustrativa/José Cruz/Agência Brasil
Comentários estão fechados.