Por Victor Ramalho
O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu com o prefeito Ulisses Maia (PSD) na manhã desta quarta-feira (1º). Secretário garante que Governo estuda medidas para reduzir a atual defasagem no quadro da Polícia Militar (PM) em todo o Paraná.
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), pediu junto ao Governo do Estado o aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade. Ele se encontrou pessoalmente com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, na manhã desta quarta-feira (1º). O secretário realiza nesta quarta uma visita técnica em Maringá, para conhecer as instalações das forças de segurança e realizar um diagnóstico do setor.
Ainda nesta quarta-feira, ele deverá conhecer o centro de monitoramento da Guarda Municipal de Maringá. No fim da tarde, participará do lançamento da Operação Integrada I, que está ocorrendo simultaneamente em vários municípios do Paraná, com o objetivo de realizar policiamento ostensivo preventivo, com forças integradas, para coibir a prática de crimes na região.
A defasagem no quadro de efetivos da Polícia Militar é algo que ocorre em todo o Paraná há alguns anos, conforme o secretário. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (1º), ele afirmou que estuda junto ao Governo do Estado medidas para solucionar o problema.
“Nós viemos com todos os comandantes e diretores das forças de segurança para fazer um diagnóstico da região. É uma visita de cortesia, o prefeito apresentou algumas demandas de aumento de efetivo e aplicação de operações integradas. Faremos todo esse diagnóstico ao longo do dia, para verificar como está a situação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, para a partir daí podermos tomar algumas decisões”, disse.
Entre as medidas que podem ser tomadas, está o lançamento de um edital para contratação de novos policiais no início do segundo semestre. Não está definido ainda, no entanto, quantos policiais serão contratados para cada região.
“Ainda não temos um número exato de efetivo que será deslocado para a região. Nós pretendemos fazer editais focados para cada área, para que o oficial permaneça na região onde mora. Isso facilita muito a logística. Temos previsão para o lançamento de um novo edital no início do próximo semestre, quando se forma a atual turma da escola de soldados”, explicou o secretário.
“Estamos fazendo a nossa lição de casa”, afirma prefeito
Segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o pedido de aumento do efetivo da PM em Maringá é uma demanda antiga e que já foi debatida, inclusive, com a Sociedade Civil Organizada. Ele ressalta que a cidade tem bons indicadores de segurança pública, mas afirma que precisa da colaboração do Governo do Estado para que os números continuem positivos.
“A defasagem é histórica no Paraná todo, há pelo menos 10 anos. Tivemos recentemente a contratação de 3 mil novos PMs no Paraná e cerca de 500 Policiais Civis, mas aproveitamos a visita do Secretário para pedir um aumento de efetivo. Maringá sempre teve bons indicadores de segurança, mas pedimos ao Governo do Estado que não sejamos penalizados por isso, pois nós estamos fazendo a nossa lição de casa. Nós temos bons índices comparados a outras cidades e agora precisamos de ajuda do Governo do Estado para manter esses índices elevados”, afirmou o prefeito.
Foto: Victor Ramalho
Comentários estão fechados.