Na segunda-feira (19), uma chuva volumosa causou alagamentos em Balneário Camboriú (SC). De acordo com a Defesa Civil, o risco de estragos em decorrência da chuva é alto.
Casas e carros estão submersos, rodoviárias federais e estaduais estão interditadas devido ao solo instável.
Chuva causa alagamentos / Foto: Reprodução
Os danos se estenderam a outros municípios. Em Governador Celso Ramos, houve um deslizamento de terra que causou a destruição de uma casa. Ninguém foi ferido, de acordo com a prefeitura.
Em Palhoça, o sentido sul da BR-101 foi interditado por haver risco de deslizamentos. A interdição ocorre desde novembro peelo local contar com fissuras e solo instável.
No município de Florianópolis, as ruas precisaram ser drenadas por caminhões. Por conta da permanência da água na SC-401, o trânsito está fluindo lentamente.
Itajaí também apresenta alagamentos em pontos da cidade e em trechos da BR-101.
Balneário Camboriú conta com ruas alagadas. De acordo com Fabrício Melo, diretor da Defesa Civil da cidade, no período de quatro horas choveu 50 milímetros. Por conta disso, o trânsito da cidade apresenta problemas.
Visão aérea dos alagamentos / Foto: Reprodução
Conforme divulgado pela Defesa Civil estadual, as chuvas devem persistir em Santa Catarina até quarta-feira (21). Hoje (20), há risco de raios e, novamente, de chuva volumosa. Os riscos para o estado incluem alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Durante esta madrugada, em Balneário Camboriú, duas jovens morreram. A causa foi um soterramento. Uma delas tinha 16 anos. A outra jovem tinha 17.
A irmã de 9 anos de uma das jovens precisou ser levada ao hospital por apresentar ferimentos.
Balneário Camboriú, Palhoça, Grande Florianópolis e Penha agora contam com abrigos para as pessoas que precisaram sair de casa.
Camboriú e Penha estão em situação de emergência decretada pelas prefeituras.
Orientações da Defesa Civil estadual incluem:
Alagamentos: evitar ter contato com as águas; não dirigir nas regiões alegadas; atenção redobrada com as crianças,
Tempestades: buscar um local com abrigo, distante das árvores, placas, postes e demais objetos que o tempo instável possa arremessar; manter distância das janelas; na praia, não ficar na água em circunstância alguma.
Também deve-se ficar atento à inclinação dos postes e árvores, ao movimento de terra perto da própria residência e às rachaduras que podem aparecer nos muros ou nas paredes.
A BR-376, localizada entre o Paraná e Santa Catarina, encontra-se fechada por conta dos mais de 50 milímetros de chuva acumulados nas últimas 24 horas. Ainda não há previsão de liberação.
Os motoristas que seguem no sentido para Santa Catarina estão recebendo orientações para retornar à praça de pedágio de São José dos Pinhais e ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Tijucas do Sul.
Com informações do G1 / Foto: Reprodução
Atualizado às 14h56min
Comentários estão fechados.