Hoje, a Câmara de Maringá completa 70 anos. A instituição foi fundada em 1952; as primeiras eleições para prefeito ocorreram em 9 de novembro daquele mesmo ano. Quatro candidatos concorreram.
Inocente Vilanova Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi o candidato eleito, com 1.871 votos. Na época, a Câmara ainda não era uma comarca.
Os outros candidatos foram Valdemar Gomes da Cunha (UDN – 1.725 votos); Angelo Planas (PR – 1.707 votos) e Raul Maurer Moletta (PSP – 303 votos).
Os primeiros vereadores da história da cidade, eleitos naquele ano, foram:
Basílio Saltchuk (PR); Mário Luis Pires Urbinati (PR); José Mário Hauari (PR); Jorge Ferreira Duque Estrada (PTB); Arlindo de Souza (PTB); Joaquim Ferreira de Castro (PTB); Malachias de Abreu (UDN); Napoleão Moreira da Silva (UDN) e César Haddad (UDN).
Dos vereadores eleitos, Malachias de Abreu foi o mais votado, com 292 votos. O menos votado foi Joaquim Ferreira de Castro, com 194 votos.
Ainda no ano de 1952, como não havia normas sobre a instalação de Câmaras Municipais, foi decidido que a presidência da sessão de instalão seria assumida pelo vereador mais votado — neste caso, Malachias de Abreu. No mesmo dia, Arlindo de Souza foi empossado presidente da Câmara para a gestão de 14 de dezembro de 1952 a 14 de dezembro de 1953.
Atualmente, o presidente da Câmara é o vereador Mário Hossokawa (PP). Foi reeleito para o 6º mandato da mesa diretora no dia 06 de dezembro.
Com informações da Câmara Municipal de Maringá / Foto: Marquinhos Oliveira/CMM
Comentários estão fechados.