Comprar imóvel continua sendo um grande investimento

Afinal, nesta altura do ano, ainda vale a pena investir num imóvel em Maringá? Profissionais que trabalham na área respondem.

  • O fim do ano se aproxima e, para alguns, podem restar dúvidas quanto ao investimento em imóveis. Afinal, nesta altura do ano, ainda vale a pena investir num imóvel em Maringá?

    Para responder esta e outras dúvidas, o Maringá Post contatou alguns profissionais que trabalham na área. Confira abaixo!

    INVESTIMENTO

    Fabio Gomes Pimentel, diretor da imobiliária Antenor Imóveis, revelou que o investimento em imóveis é a melhor opção por conta do lucro e da segurança que confere ao negócio. A volta do programa social “Minha Casa, Minha Vida”, anunciada pelo próximo governo, também é um dos motivos apontados para investir em imóveis, tendo em vista o movimento drástico gerado pelas habitações populares no mercado imobiliário.

    Fabio Gomes Pimentel / Foto: Divulgação

    Paulo Fernando Gobetti, sócio proprietário da Imobiliária Casa Nova, contou que investir em imóveis é seguro por garantir renda por meio dos aluguéis e pela valorização com o tempo. Tal investimento, disse, também protege o patrimônio da instabilidade política econômica do país.

    Paulo Fernando Gobetti / Foto: Divulgação

    Marco Tadeu Barbosa, diretor comercial da imobiliária Ingaville, falou sobre a influência universitária na cidade: há uma maior procura por imóveis no início e no fim do ano. De início, as pessoas mais alugavam do que compravam imóveis para garantir moradia aos filhos. Hoje, elas compram os imóveis com o objetivo de investir.

    Marco Tadeu Barbosa / Foto: Divulgação

    Silvinho Iwata, diretor da Imobiliária Silvio Iwata, nos contou que todas as pessoas bem-sucedidas possuem imóveis — há uma estimativa, disse, de que 1/3 do capital do mundo seja investido em imóveis.

    Silvinho Iwata / Foto: Divulgação

    Em Maringá, afirmou Silvinho, o mercado imobiliário é caracterizado por liquidez e demanda. Liquidez por conta da compatibilidade entre a geração de riqueza e os preços dos imóveis.

    A demanda, ele disse, se dá por conta do crescimento orgânico de Maringá e, também, pela cidade receber muitas pessoas de fora. Por conta disso, há uma alta demanda pelos imóveis de aluguel.

    Claudilene Sandri, sócia proprietária da Imobiliária Sandri Imóveis, considera importante o investimento em imóveis. Entre os benefícios, citou o lucro e as possibilidades de moradia e venda.

    Claudilene Sandri / Foto: Divulgação

    Hoje, disse Claudilene Sandri, é mais fácil financiar um imóvel próprio — existem várias alternativas de financiamento que facilitam a compra.

    Rogério Mocchi, diretor de Marketing da Imobiliária Paiaguás, ressaltou: não é necessário ser um especialista para investir em imóveis. Procurar uma boa imobiliária já basta.

    Rogério Mocchi / Foto: Divulgação

    Além disso, acrescentou Mocchi, o diferencial do investimento em imóveis é o fato de que eles não sofrem tanto com a variação venal quanto outros investimentos. Em adição, disse, a longo prazo a valorização fica acima da média.

    SEGURANÇA

    Pimentel, da Antenor Imóveis, nos contou que é possível realizar um investimento seguro por meio da intermediação de um corretor de imóveis. Como exemplo, menciona a Central Imob, que atualmente conta com 30 empresas, nas quais o cliente pode confiar. Todas possuem credibilidade, oferecem segurança e transparência.

    Entre as 30 empresas, encontram-se 28 das maiores imobiliárias de Maringá e duas construtoras.

    Gobetti, da Imobiliária Casa Nova, recomendou procurar uma imobiliária. Por se tratar de uma empresa, ela tem responsabilidade jurídica, além de seguir regras e diretrizes de forma ética. O CRECI-PR, lembrou, é o órgão responsável por fiscalizá-la. Vale lembrar que, como disse Marco Tadeu, a pessoa deve saber com quem está lidando, saber da estrutura e da credibilidade da imobiliária, além de buscar entender o mercado.

    Para realizar um investimento seguro, Iwata recomendou a busca de um especialista. Por vezes, contou, o investidor faz escolhas com base no que acredita ser melhor para si mesmo. Contudo, um investimento assertivo deve ser realizado com base no entendimento da demanda e do crescimento de uma determinada região. Desta forma, a liquidez será promissora. Por isso a importância de procurar um especialista.

    Rafael Marutaka, diretor geral da Lamadre Soluções Financeiras, afirmou que o investimento em imóveis é seguro pelo fato do imóvel ser menos impactado durante crises financeiras.

    Rafael Marutaka / Foto: Rafael Felssner

    Claudilene Sandri, sócia proprietária da Imobiliária Sandri Imóveis, ressaltou a importância de um bom corretor e de uma boa imobiliária para um investimento seguro. A assessoria por parte da imobiliária, ela disse, é importante para que não haja preocupações por parte do cliente.

    Matheus Calixto, gerente da Imobiliária Cidade Verde, contou que deve-se procurar por empresas que já estão há algum tempo no mercado, que tenham reputação integral. Ressaltou que as 30 empresas associadas à Central Imob foram escolhidas a dedo justamente para priorizar a segurança das negociações.

    Ataides Tambani (a esquerda), fundador da Imobiliária Cidade Verde, e Matheus Calixto (a direita), gerente / Foto: Divulgação

    Mocchi, diretor de Marketing da Imobiliária Paiaguás, contou que é necessário analisar minuciosamente a documentação dos vendedores e dos imóveis. O profissional capacitado para realizar esta análise é o corretor de imóveis. Quaisquer problemas ligados à documentação podem ser resolvidos por um corretor.

    IMÓVEL PARA MORADIA X IMÓVEL PARA INVESTIMENTO

    De acordo com o diretor da Antenor Imóveis, Fabio Gomes Pimentel, tanto a compra de um imóvel para moradia quanto para investimento é benéfica, pois a tendência do imóvel é valorizar conforme o tempo passa. Gobetti disse que comprar para investir garante a renda por meio dos aluguéis e a valorização do imóvel. Para quem escolher morar no imóvel, com o tempo ele valorizará. Além disso, o valor que seria utilizado para pagamento de aluguel poderá ser utilizado para o pagamento das parcelas de financiamento. No sistema SAC, com o passar do tempo, o valor da parcela diminui.

    O diretor comercial da Imobiliária Ingaville, Marco Tadeu, disse que dado o potencial do imóvel para investimento, nem sempre um determinado aluguel será adequado. Mas a médio e a longo prazo, o imóvel se valorizará. Quanto ao imóvel para moradia, afirmou ser um investimento que garante segurança.

    Silvinho também afirmou ser benéfico investir ou morar em um imóvel, por se tratar de um bem que supera crises. O aluguel, ele disse, é ideal para quem ainda está se adaptando à cidade. O motivo é o fato de ser mais fácil transitar para outro imóvel nestas circunstâncias.

    Um imóvel para investimento tende a ter uma valorização superior à inflação, contou Marutaka, da Lamadre Soluções Financeiras. Quanto ao imóvel para moradia, o diretor geral fez menção aos ganhos gerados pela rentabilidade da propriedade.

    Investir em imóveis é seguro e rentável, Matheus Calixto, gerente da Imobiliária Cidade Verde, desde que seja intermediado por empresas e profissionais de qualidade.

    Rogério Mocchi, diretor de Marketing da Imobiliária Paiaguás, pontuou que uma pessoa que compra um imóvel para morar possui total domínio sobre a propriedade, podendo personalizá-la a gosto. Ressaltou também o fato de que o imóvel é uma moeda de troca. Em caso de futuras emergências, ele poderá ser hipotecado ou vendido.

    Um imóvel para investimento, contou Mocchi, valoriza a longo prazo e gera renda por meio de aluguel. Desta forma, pode complementar um salário ou uma futura aposentadoria.

    RELATOS

    O Maringá Post também pediu aos profissionais alguns relatos ligados ao investimento em imóveis. Confira abaixo!

    Quando se casou, há 10 anos, Pimentel, da Antenor Imóveis, comprou seu primeiro apartamento financiado. A chegada do primeiro filho influenciou o casal a vender o imóvel para posterior compra de um terreno com o objetivo de construir a própria casa. Ao vender o apartamento, aceitou um terreno comercial como parte do pagamento. Ao anunciá-lo na própria imobiliária, conseguiu realizar a venda na mesma semana. A valorização foi de 30%. Assim, conseguiu comprar a vista o terreno da casa onde mora.

    Gobetti, da Imobiliária Casa Nova, nos contou que alguns clientes que compraram imóveis com o objetivo de investir retornaram de 2 a 3 anos depois para investir ainda mais. Isto se deve à renda obtida por meio de aluguéis.

    De acordo com o diretor da imobiliária Silvio Iwata, Maringá inspira progresso. O mesmo pode ser dito sobre o mercado imobiliário da cidade, que oferece produtos sofisticados e personalizados. Não há segredo, ele contou: para ganhar dinheiro com imóveis da melhor maneira na cidade, deve-se comprá-los no lançamento.

    O diretor geral da Lamadre Soluções Financeiras, Rafael Marutaka, contou que um colega comprou um imóvel por financiamento e outro por consórcio. O valor do aluguel pago pelo inquilino cobre o valor das parcelas de ambos os imóveis.

    Na família de Barbosa, da Ingaville, há histórico de compra de imóveis em lugares não muito tradicionais, que não eram tão valorizados. Mesmo assim, os imóveis valorizaram ao longo do tempo.

    Barbosa também disse não conhecer alguém que se arrependa de ter comprado um imóvel de forma inteligente e planejada. Por isso, a importância da consultoria e do acompanhamento de um corretor de imóveis durante todo o processo.

    Claudilene Sandri, da Imobiliária Sandri Imóveis, contou que houve muitas dificuldades devido a pandemia da COVID-19. Apesar de terem fechado as portas e começado a trabalhar de casa, ela contou que o lucro foi grande, foram feitos grandes negócios. O motivo? As pessoas trabalharam e não deixaram de acreditar no mercado imobiliário mesmo nestas circunstâncias.
    Matheus Calixto, gerente da Imobiliária Cidade Verde, mencionou que a ascensão da valorização dos imóveis em Maringá, cidade ímpar, configura uma ótima oportunidade para investir.

    Rogério Mocchi, diretor de Marketing da Imobiliária Paiaguás, contou que em meio a diversas crises que trouxeram insegurança financeira ao país e à flutuabilidade dos mercados externos, o direito de propriedade é um meio para blindar o patrimônio. Desta forma, disse, o imóvel pode ser deixado para herdeiros, garantindo uma situação confortável no futuro.

    Matheus Calixto, gerente da Imobiliária Cidade Verde, mencionou que a ascensão da valorização dos imóveis em Maringá, cidade ímpar, configura uma ótima oportunidade para investir.

    É essencial procurar uma imobiliária.

    Para esta semana, a rede imobiliária Central Imob, formada por 28 imobiliárias e 2 construtoras, está preparando uma grande surpresa para aquelas pessoas que querem adquirir um imóvel. Fique ligado!

    CENTRAL IMOB
    Site: Central Imob
    Instagram: @centralimob.mga

    ASSOCIADOS

    Antenor Imóveis
    Bellakaza Negócios Imobiliários
    Beltrame Imóveis
    Cantarute & Santana Imóveis
    Dubai Imóveis
    Granado Imóveis
    Imobiliária Alte
    Imobiliária Casa Nova
    Imobiliária Cidade Verde
    Imobiliária Morada do Sol
    Imobiliária Paiaguás
    Imobiliária Sandri
    Imobiliária Silvio Iwata
    Imobiliária Zanoni
    Ingamax Imóveis
    Ingaville Imóveis
    Irene Messias Imóveis
    KAK Imóveis
    Khouri Imóveis
    Lélo Imóveis
    Massaru Imóveis
    Moraes e Moraes Negócios Imobiliários
    Opção Imóveis
    Pedro Granado Imóveis
    Plaenge
    Prado Imóveis
    Proposta Consultoria de Imóveis
    Sândalo Imóveis
    Shimizu Imóveis
    Wegg Construtora

    Saiba mais sobre a Central Imob clicando aqui.

    Foto: Rafael Silva

    Atualizado às 14h19min do dia 21/11/2022

    Comentários estão fechados.