Se por um lado o percentual de quem vai presentear é menor do que no ano passado, o tíquete médio subiu
Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae Paraná mostra que 60,8% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia dos Pais. A pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae Paraná ouviu 378 paranaenses, entre os dias 13 e 20 de julho.
O percentual é menor do que no ano passado, quando 66,4% planejavam comprar presente para o pai, e foi o mais baixo da série histórica.
Dentre os que não vão presentear, o motivo preponderante, para 63,5%, é por ter o pai ausente ou falecido.
Pesquisa de preço
Na hora de presentear, os filhos fazem pesquisa de preço: 59% buscam as opções na internet e 23,1%, pessoalmente. Somente 17,9% não pesquisam o valor antes de comprar.
Influência na decisão de compra
A principal influência na decisão de compra é a qualidade do produto, com 32,3%. O preço baixo é o fator decisivo para 23,8%, enquanto descontos e promoções correspondem a 15,7%. A qualidade do atendimento do vendedor instiga 14,8% dos consumidores na hora de fechar negócio.
As redes sociais também exercem forte influência sobre o consumo: 57,8% dos entrevistados reconhecem que as redes sociais exercem muita influência em sua decisão de compra.
Data da compra
O movimento adicional no comércio acontecerá principalmente na próxima semana, já que 61,6% dos entrevistados estão planejando fazer a compra do presente até uma semana antes da data. Há aqueles que vão deixar para a última hora: 13,5%. Os que compram de 8 a 15 dias antes correspondem a 17%; de 16 dias a um mês antes são 5,7% e mais de um mês, 2,2%.
Valor do presente
Se a intenção de presentear caiu, por outro lado, o valor do presente será maior neste ano. O tíquete médio será de R$ 135,16, ante R$ 116,00 no ano passado. A maior parte dos filhos, 36,9%, vai gastar até R$ 100,00; 26,2% vão comprar presentes entre R$ 101,00 e R$ 150,00; 23,4%, entre R$ 151,00 e R$ 200,00 e os que vão gastar mais de R$ 200,00 serão 13,6%.
“Abuse de sorteios que beneficiem os compradores, pois isso pode estimular um ticket médio maior, a angariação de novos clientes e o marketing boca a boca”, indica o consultor do Sebrae Paraná.
Tipo de presente
Roupas e calçados são as principais escolhas dos filhos, com 50,9%. Para os pais mais vaidosos, 17% dos entrevistados pretendem comprar perfumes e cosméticos. Peças personalizadas, entregas diferenciadas, parcerias com outras empresas, ou ações mais simples, mas que demostrem cuidado, podem render resultados positivos.
Local da compra
O comércio de rua receberá 35,9% dos consumidores, com grande crescimento das lojas de bairro, citadas por 24,7% dos entrevistados neste ano. As compras pela internet corresponderão a 31,8% e em lojas de shopping, a 22,9%.
Forma de pagamento
O pagamento à vista será a preferência de 60,8% dos paranaenses, somando 27% no cartão de débito, 22,1% em dinheiro e 11,7% via pix. As compras parceladas no cartão de crédito serão 21,6% e no vencimento, 16,7%.
Comentários estão fechados.