TCE recomenda que Maringá aprimore planejamento de licitações

A prefeitura de Maringá deve adotar cinco medidas para o planejamento das suas licitações, para evitar inadequações no edital.

  • A prefeitura de Maringá deve adotar cinco medidas para o planejamento das suas licitações, para evitar inadequações no edital.
    Foto: Tribunal de Contas do Paraná

    O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná determinou que a Prefeitura de Maringá adote algumas medidas para garantir o planejamento de futuros procedimentos licitatórios, de forma que seja possível obter contratação mais favorável possível ao interesse da administração pública.

    A decisão foi tomada pelos conselheiros, ao julgar necessário a implantação de medidas para evitar inadequações nos editais que geram incertezas nas licitações e que podem comprometer todo o andamento do certame.

    São cinco medidas que devem ser levadas em consideração para o planejamento de licitações. Assim, fica determinado que a Prefeitura de Maringá deve:

    • Justificar nos documentos que fundamentam a disputa, a admissão ou não da participação de consórcios;
    • Caracterizar adequadamente o objeto licitado;
    • Elaborar planilha detalhada de todos os custos unitários, publicando-a como anexo do instrumento convocatório;
    • Prever os recursos orçamentários necessários para assegurar o custeio dos serviços contratados pelo período almejado;
    • Fracionar o objeto da disputa “em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis”, conforme preconizado pela Lei de Licitações.

    Cabe recurso contra a decisão contida no acórdão nº 891/22 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 27 do mesmo mês, na edição nº 2.755 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

    Comentários estão fechados.