Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Paraná alcançou, no primeiro semestre de 2025, o menor índice de homicídios da série histórica iniciada em 2007. Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp), os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 28,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, passando de 940 para 672 registros.
Os dados têm como base o levantamento do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape/Sesp). Dentro da categoria de CVLI, os homicídios dolosos apresentaram redução de 29%, com 631 vítimas, frente a 889 no primeiro semestre de 2024. Em relação a 2018, a queda é de cerca de 39%.
A Sesp atribui os resultados à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de tecnologias, à ampliação de ações de inteligência e à integração entre as forças de segurança. Houve também queda expressiva nos casos de lesão corporal seguida de morte (42,4%) e leve redução nos feminicídios (2%).
Mais da metade dos municípios do Paraná — 221 no total — não registraram homicídios dolosos nos primeiros seis meses de 2025. Em 93 cidades houve apenas um caso. Na Região Metropolitana de Curitiba, a redução foi de 22%.
Os crimes contra a dignidade sexual também diminuíram: o número de estupros caiu 18,7%, e o total geral de crimes desse tipo teve retração de 11,54%. Os crimes classificados como contra a pessoa tiveram queda de 2,5%.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná figura entre os seis estados com menores taxas de mortes violentas intencionais do país.
Comentários estão fechados.