Foto: Reprodução
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou um relatório sobre as explosões que ocorreram na Cooperativa C.Vale em Palotina, no oeste do Paraná, em julho do ano passado. O documento apontou que a empresa não adotou medidas adequadas para prevenir o risco de explosão nos silos de grãos, onde se formou uma atmosfera explosiva devido ao acúmulo de poeira. O relatório não identificou a fonte de ignição que causou as explosões.
O ministério encaminhou o relatório ao Ministério Público do Trabalho e à Advocacia Geral da União, que devem analisar se há responsabilidade civil da C.Vale. A empresa afirmou que ainda não foi notificada oficialmente e que vai se pronunciar após ter acesso ao documento.
O caso ainda está sob investigação da Polícia Civil, que não concluiu o inquérito. O delegado Rodrigo Baptista disse que espera finalizar o inquérito em dez dias e que aguarda os laudos da Polícia Científica sobre o local da explosão.
- Leia também: Explosão de silo de grãos deixa oito mortos, sendo sete haitianos e um brasileiro: confira os nomes das vítimas
As explosões aconteceram na tarde do dia 26 de julho de 2023, em um silo de secagem de grãos da C.Vale, que armazenava mais de 10 mil toneladas de milho. O acidente foi registrado por câmeras de segurança e causou um forte tremor na região, quebrando vidros de algumas casas. Dez pessoas morreram e outras dez ficaram feridas. A maioria das vítimas era de origem haitiana. Veja a lista dos mortos:
- Wicken Celestin – 55 anos (haitiano);
- Alfred Lesperance – 44 anos (haitiano);
- Michelet Louis – 41 anos (haitiano);
- Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano);
- Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano);
- Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano);
- Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano);
- Reginald Gefrard – 30 anos (haitiano);
- Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro);
- Francisca dos Santos – 33 anos (brasileira).
Comentários estão fechados.