Por Vitor Germano
Um treinamento do exército com gás de pimenta em Cascavel, no oeste do Paraná, terminou em comerciantes e populares precisando de atendimento médico na última quarta-feira (24).
De acordo com o corpo de bombeiros, moradores e comerciantes do Bairro Ciro Nardi ligaram para a corporação após sentirem ardência nos olhos, além de irritação na garganta e falta de ar.
Câmeras de segurança no local registraram quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local com máscaras, a equipe havia sido chamada para identificar o que estava ocorrendo, uma vez que as pessoas não sabiam do que se tratava. O tenente do Corpo de Bombeiros Cícero Viana explica:
“Pela característica do que estava acontecendo, algo muito parecido com gás lacrimogênio, spray de pimenta, a gente lembrou que o Exército poderia estar ali em treinamento, que é constante, de rotina deles (…) E realmente, eles estavam em treinamento, com esse tipo de equipamento, e o vento provavelmente estava conduzindo este produto químico, e afetando a população, o que não é comum”
Comerciantes chegaram a sair das lojas ou fechar os locais. Além deles, pedestres que passavam na região precisaram de atendimento, incluindo uma criança de oito anos. Todos foram atendidos e liberados no local, eles foram orientados a usar máscaras até que o produto se dissipasse da área, que fica a cerca de um quilômetro do local do treinamento.
Em uma nota oficial o Exército disse que o gás não causa nenhum dano à saúde, que é usado para dispersar tumultos e só causa desconforto. O comunicado ainda disse que o batalhão lamenta o ocorrido e que vai fazer uma investigação para avaliar o fato e identificar medidas que possam prevenir esse tipo de ocorrência.
“Durante a realização do treinamento, o vento mudou de direção, levando o gás espargido em direção à Rua 25 de agosto e infelizmente atingindo transeuntes que passavam pela rua. Logo que percebida a mudança de direção do vento, a instrução foi encerrada” diz um trecho da nota.
Foto: Reprodução / Câmera de segurança
Comentários estão fechados.