Tempo estimado de leitura: 1 minuto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (13) que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Segundo o presidente, o evento será “a COP da verdade”.
Em discurso na abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto, Lula afirmou que a conferência cobrará dos líderes mundiais um posicionamento claro sobre os alertas científicos sobre o aquecimento global e a necessidade de medidas para evitar que a temperatura média do planeta ultrapasse 1,5ºC.
“Eles vão ter que dizer se acreditam ou não nos problemas que estamos tendo no clima no mundo inteiro. Porque a partir daí nós vamos tomar decisões”, disse o presidente.
Lula também destacou que os países ricos têm uma dívida anual de mais de US$ 1,3 trilhão relacionada às mudanças climáticas e reforçou a importância de proteger comunidades tradicionais na Amazônia.
“Todo mundo que defende a floresta em pé e que não conhece a Amazônia tem que saber que embaixo de cada copa daquela árvore mora um extrativista, mora um indígena, mora um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisa sobreviver”, afirmou.