Alcolumbre descarta pautar impeachment de Moraes: “Nem com 81 assinaturas”

Presidente do Senado disse a líderes partidários que não aceitará pressão da oposição, mesmo com maioria de assinaturas no requerimento.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que não colocará em pauta o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, “nem que todos os 81 senadores assinem o requerimento”. A declaração foi feita durante reunião com líderes partidários, na residência oficial, na quarta-feira (6).

    A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles, que também relatou que a fala foi direcionada ao senador Eduardo Girão (Novo-CE), um dos principais defensores do afastamento de Moraes. Segundo Alcolumbre, a prerrogativa de pautar ou não um pedido de impeachment é exclusivamente dele.

    Mesmo após a oposição anunciar 41 assinaturas favoráveis, Alcolumbre não cedeu. O senador também teria rejeitado o pedido de aliados para entrar em contato com Magno Malta (PL-ES), que protestava amarrado à mesa do plenário.

    A ofensiva faz parte do chamado “pacote da paz” defendido por parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles pressionam pela análise de três pautas principais: o impeachment de Moraes, o fim do foro privilegiado e uma anistia ampla a réus dos atos de 8 de janeiro.

    Ainda segundo o Metrópoles, Alcolumbre reforçou, em nova reunião com a oposição, que não aceitará intimidações e que qualquer novo pedido será analisado com base jurídica, não política.

    Comentários estão fechados.