Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Câmara Municipal de Maringá aprovou em primeira discussão, nesta quinta-feira (12), o Projeto de Lei nº 17.293/2025, que determina o funcionamento intermitente dos semáforos entre 1h e 5h da madrugada em toda a cidade. A proposta é de autoria dos vereadores Mario Hossokawa e Ângelo Salgueiro.
O projeto altera a atual legislação municipal para que os semáforos passem a operar com luz amarela intermitente durante esse período, incluindo importantes vias como a Avenida Colombo e o Contorno Sul, que antes eram excluídas dessa regra.
A medida tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança nas ruas durante a madrugada, quando o fluxo de veículos é menor. O funcionamento intermitente orienta os motoristas a redobrarem a atenção, sem a necessidade de paradas obrigatórias em sinais vermelhos.
Antes, a lei vigente (nº 6.964/2005) autorizava o funcionamento intermitente somente de segunda a sexta-feira, das 1h às 6h, e excluía algumas vias importantes. A nova proposta mantém o início da mudança às 1h, reduz o horário final para as 5h e amplia a vigência para todos os dias da semana.
De acordo com o vereador Mario Hossokawa, a proposta é uma atualização e aprimoramento da legislação anterior, buscando proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam durante a madrugada.
O projeto ainda passará por uma segunda votação antes de seguir para sanção do Executivo municipal. A Secretaria de Mobilidade Urbana ficará responsável pela análise técnica para definir os locais onde a medida poderá ser implantada com segurança.