Mais de 12 mil eleitores tiveram o título cancelado em Maringá, aponta Justiça Eleitoral

Prazo para regularização do título se encerrou às 17h de segunda-feira (19). Em todo o Paraná, foram mais de 328 mil eleitores que não regularizaram suas situações dentro do prazo. Saiba o que fazer a partir de agora.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Mais de 12 mil eleitores tiveram o título cancelado em Maringá. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e foram divulgados nessa terça-feira (20). Em todo o Brasil, o prazo para a regularização do título se encerrou às 17h de segunda-feira (19).

    Tiveram o título cancelado eleitores que faltaram em mais de três turnos de votação sem apresentar justificativas. Em Maringá, foram 12.488. A cidade foi a terceira do estado com mais títulos de eleitor cancelados, atrás apenas de Curitiba (61.367) e Londrina (21.983). Em todo o Paraná, foram mais de 328 mil documentos cancelados.

    Com o Título cancelado, conforme previsto no Código Eleitoral, a pessoa não poderá votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, conseguir empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual seja exigida quitação eleitoral.

    Para regularizar o Título cancelado, a eleitora ou o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral, das 12h às 18h, portando um documento de identidade e um comprovante de residência. Os endereços dos Cartórios do Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, ao clicar em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e em “Zonas Eleitorais”.

    Durante o atendimento, a pessoa precisará quitar as multas decorrentes das ausências às urnas, por emissão de boleto, Pix ou cartão de crédito (no valor de R$ 3,51 por turno). Caso ela declare impossibilidade de saldar o débito, a juíza ou o juiz eleitoral poderá dispensar o pagamento.

    Se a eleitora ou o eleitor tiver a biometria cadastrada, poderá realizar o procedimento pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE. Nesse caso, será necessário quitar as multas (menu débito eleitoral) e, após a baixa do pagamento (que pode levar alguns dias), solicitar um procedimento de revisão ou transferência (menu Título Eleitoral).

    Comentários estão fechados.