Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei complementar que propõe mudanças no Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). A informação foi divulgada pelo G1 Paraná.
Entre as alterações previstas estão a redução do intervalo para promoção de três para dois anos e a exigência de curso superior para ingresso na carreira e para futuras promoções.
O projeto também sugere novos critérios para a ascensão, como estabilidade e merecimento, considerando cursos de atualização, qualificação e pós-graduação compatíveis com o cargo.
Outra mudança importante é o fim da limitação de vagas por classe. Hoje, o QPPP conta com 9.750 vagas distribuídas em 12 classes, o que restringe o número de promoções. Com a proposta, os policiais penais poderiam alcançar o nível mais alto da carreira sem essas barreiras.
De acordo com o governo, a iniciativa faz parte da reestruturação das forças de segurança pública no estado.