Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Câmara de Maringá aprovou o Projeto de Lei n. 17.067/2024, de autoria do vereador Mario Verri (PT), que declara de Utilidade Pública a Associação BMX Freestyle de Maringá.
Na defesa do PL antes da votação em segunda discussão durante sessão ordinária nesta quinta-feira (24), Verri reforçou o caráter desportivo, educativo e social da Associação BMX Freestyle de Maringá, fundada há 8 anos e que vem promovendo desde então a cultura da modalidade esportiva com aulas gratuitas para toda a sociedade maringaense.
“Lutamos juntos à Associação BMX Freestyle de Maringá pela conquista de uma sede própria. Esse sonho foi realizado em 2022, e desde então as atividades acontecem no ginásio municipal da Praça Vereador Miguel de Oliveira, no Conjunto Habitacional Requião”, afirmou o vereador.
Naquele local, foi instalado um dos melhores e mais modernos centros de treinamento de BMX Freestyle do País, o Centro Nacional de BMX Freestyle Park – CBC, onde são promovidos cursos, treinamentos e competições de padrões nacionais e internacionais. Além disso, funciona como um centro de apoio para crianças e adolescentes, utilizando a prática desportiva e o desenvolvimento cultural como instrumentos para melhorar o nível educacional dentro de princípios éticos imprescindíveis na vida em sociedade.
Formalização importante
O reconhecimento formal como a declaração de Utilidade Pública reconhece que um bem ou serviço é necessário para o interesse da coletividade. Para o presidente da Associação BMX Freestyle de Maringá, Maycon Braganholo dos Santos, esta conquista vai auxiliar na busca por parcerias públicas e privadas, além do desenvolvimento de projetos esportivos em nível municipal, estadual e até federal.
“A entidade tem como objetivo principal a prática, o estímulo e o desenvolvimento do esporte BMX Freestyle, que é uma modalidade olímpica. Em nosso espaço, temos a parceria com a prefeitura municipal, a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá e apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo. O local conta com rampas de padrão internacional, rampas com espuma e borrachas para treino seguro, banheiro e ótima infraestrutura”, explica o presidente da Associação BMX Freestyle de Maringá.
Cinco vezes por semana, o espaço é aberto para o público em geral, bem como para atletas amadores e profissionais treinarem e se desenvolverem. Nos últimos dois anos, também foram realizados campeonatos importantes, desde o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Paranaense e até a Copa Internacional.
Também em atividade promovida pela Associação, acontece hoje em Maringá o projeto BMX Pra Todos, que oferece aulas de cunho social e que são ministradas por um professor capacitado. A ideia é que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de conhecer e iniciar na modalidade BMX Freestyle, na faixa etária dos 5 aos 15 anos de idade.
Referência olímpica
Em 2024, o atleta olímpico Gustavo Bala Loka esteve em fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, fazendo história ao finalizar na 6ª colocação, sendo o primeiro brasileiro a disputar a modalidade nas Olimpíadas. O paranaense Paulo Saçaki, que mora em Maringá e é envolvido com a Associação BMX Freestyle, foi o técnico da Seleção Brasileira e de Bala Loka na conquista olímpica no ano passado.
Mario Verri fez questão de relembrar os feitos de um dos orgulhos olímpicos de Maringá: “Acompanho há muitos anos o trabalho sério do Paulo Saçaki aqui em nossa cidade, hoje sendo um dos responsáveis pela formação de atletas e pelo reconhecimento da modalidade olímpica. Além disso, a gente conheceu muito bem o pai dele, o Eduardo Saçaki, o famoso Japonês Voador e que fez história no Paraná com suas habilidades no motocross”, finalizou.
SERVIÇO
Clique neste link para fazer a Inscrição para aulas BMX Freestyle.
Comentários estão fechados.