Bolsonaro segue internado na UTI após cirurgia e médicos descartam alta nesta semana

Ex-presidente passou por procedimento de 12 horas para tratar complicações intestinais provocadas desde a facada sofrida em 2018.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de 12 horas no último domingo (13). Segundo a equipe médica, não há previsão de alta da UTI ainda nesta semana.

    Apesar de relatos nas redes sociais indicando que o ex-presidente já teria deixado a UTI, os médicos esclareceram que Bolsonaro permanece no setor, sob cuidados intensivos. Segundo apuração da Folha S. Paulo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou a publicar que o marido teria ido para o quarto, mas a informação foi corrigida pela equipe médica — ele apenas saiu do centro cirúrgico e foi direto para a UTI.

    Leia a seguir a mensagem de Jair Bolsonaro sobre sua recuperação e estado de saúde:

    Cirurgia longa e delicada

    De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo procedimento, Bolsonaro apresentava um quadro de obstrução intestinal agravado nos últimos dias, o que motivou a intervenção cirúrgica de urgência. O médico destacou que a situação do ex-presidente foi classificada como “intestino hostil”, em razão de múltiplas aderências e lesões na parede abdominal, consequência da facada que sofreu em 2018 e das cirurgias realizadas posteriormente.

    Veja o vídeo a seguir:

    “O ponto inicial de tudo é a facada de 2018, mas as cirurgias de reconstrução também tiveram impacto. O objetivo agora foi corrigir todos os fatores que poderiam causar novos episódios semelhantes”, explicou Birolini.

    Recuperação exige cautela

    Por enquanto, Bolsonaro segue recebendo alimentação intravenosa e ainda não há previsão para que ele volte a se alimentar normalmente. A liberação da dieta só deve ocorrer após o funcionamento regular do intestino ser restabelecido.

    Mesmo acordado e, segundo os médicos, já fazendo piadas, o ex-presidente terá agenda restrita e visitas controladas nos próximos dias.

    Bolsonaro já passou por seis cirurgias abdominais

    Esta foi a sexta e mais longa cirurgia abdominal realizada em Bolsonaro desde 2018. O procedimento, realizado no domingo (13), teve como principal objetivo remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal do ex-presidente.

    Segundo o boletim divulgado pelo Hospital DF Star, a cirurgia não teve intercorrências graves e não houve necessidade de transfusão de sangue.

    Bolsonaro chegou a Brasília no sábado (12), transferido de helicóptero de Natal (RN), após passar mal durante uma viagem pelo interior do Rio Grande do Norte, onde participava de eventos políticos do PL.

    Os médicos devem divulgar boletins diários sobre o estado de saúde do ex-presidente, sempre com autorização da família.

    Comentários estão fechados.