O deputado estadual Delegado Tito Barichello (União) é o autor do Projeto de Lei nº 859/2023, que propõe atendimento prioritário para pacientes em tratamento de câncer em diversos estabelecimentos do Paraná, incluindo órgãos públicos estaduais, agências bancárias, comércios e serviços privados. Ele destaca os direitos garantidos pela proposta.
Segundo o deputado, para que o paciente tenha direito à prioridade, ele precisará apresentar uma declaração médica que comprove o tratamento. Além disso, os estabelecimentos deverão divulgar amplamente a medida e criar caixas ou guichês exclusivos para esse público, que poderão ser usados por outros clientes quando não houver pacientes oncológicos na fila.
A intenção da proposta é oferecer um atendimento mais ágil para esses pacientes, que enfrentam desafios como fadiga, efeitos colaterais e fragilidade imunológica devido a tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
“O objetivo é aliviar o sofrimento desses pacientes, oferecendo-lhes um direito similar ao concedido a idosos, gestantes e pessoas com deficiência”, conclui Tito Barichello.
*Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Comentários estão fechados.