Silvio Barros quer usar a tecnologia para melhorar o trânsito de Maringá: “Sabemos que é possível fazer”

Em entrevista ao Maringá Post, o futuro prefeito da Cidade Canção citou a busca por uma parceria com a Google para acessar dados de GPS e a busca por soluções inovadoras para os estacionamentos na região central.

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    O prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros (Progressistas), quer usar a tecnologia para buscar melhorias ao trânsito da cidade. Ele falou sobre o assunto em entrevista concedida ao Maringá Post. O conteúdo na íntegra está disponível no YouTube (clique aqui para assistir).

    De acordo com Silvio, a mobilidade urbana é uma das áreas onde a população vai perceber, mais rapidamente, que há “um novo modelo” de gestão. Ainda conforme o prefeito, diversos projetos já estão preparados para serem tirados do papel logo no início da administração.

    No momento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estará sendo chefiada por Delegado Luiz Alves, que também acumulará a Segurança Pública. Segundo Barros, a unificação é estratégica pensando em soluções para a segurança viária. Ele destaca, no entanto, a existência de pessoas técnicas na Semob para desenvolver projetos específicos de mobilidade.

    “A razão de termos colocado as secretarias de Mobilidade e de Segurança sob um mesmo comando, neste momento, é porque existe uma relação próxima entre segurança do trânsito e segurança pública, existe um componente da secretaria de Mobilidade Urbana que está relacionado com a segurança pública, então quando a gente vê um acidente e uma pessoa morre, onde vai parar a discussão desse assunto? Na Delegacia, e Delegacia é segurança. O secretário Delegado Luiz Alves acumulará as duas pastas por 120 dias e, neste período, nós vamos fundir tudo que diz respeito a segurança. A partir daí, a secretaria de Mobilidade começa a cuidar de Mobilidade, onde teremos uma pessoa técnica da área que irá desenvolver uma série de projetos que, sabemos, irão melhorar bastante o trânsito em Maringá, já fizemos isso no passado e sabemos que é possível fazer de novo”, disse.

    “Uma das áreas onde a população provavelmente mais rapidamente que tem um novo conceito de gestão é o trânsito. Já temos diversas iniciativas que serão tomadas muito rapidamente no que diz respeito a mobilidade. Entendemos os anseios da população e, nessa área, entendemos que, tecnicamente, é possível fazer ajustes. Estaremos trabalhando nisso imediatamente”, afirmou Silvio Barros, em entrevista ao Maringá Post.

    Entre as soluções tecnológicas que o prefeito eleito quer trazer para a área, ele citou a busca de uma parceria com a Google, para que o município possa ter acesso, em tempo real, a dados de GPS dos motoristas. Isso permitiria que os técnicos da Semob pudessem realizar um diagnóstico preciso do trânsito em Maringá, identificando pontos e horários de congestionamento e pensar possíveis soluções.

    “Mas, agora, com muito mais tecnologia, maior uso de recursos e colaboração da população. As pessoas quando usam o Waze, o Google Maps, mesmo que para um trajeto simples, é importante usar, pois assim as pessoas geram informações sobre como está o trânsito naquela região e naquele momento. A gente está propondo um acordo com a Google para podermos acessar essas informações em tempo real, então se todo mundo estivesse usando o Google Maps ou o Waze, nós saberíamos exatamente como está o trânsito na cidade, onde estão os possíveis congestionamentos e como elaborar os desvios. Isso ajudaria demais a gestão do trânsito apenas com o auxílio da tecnologia, mas precisamos de ajuda da população. Isso tudo estará sendo discutido logo na virada do ano”, explicou.

    Outro segmento que a tecnologia pode auxiliar diz respeito as vagas de estacionamento na região central da cidade. Silvio admitiu que algumas delas podem ser eliminadas. Ele descartou, no entanto, fazer isso de maneira maciça, destacando os impactos que tal medida poderia ter para o comércio local. Uma solução seria estudar a instalação de ‘estacionamentos carrossel’, mecanizados e que teriam capacidade para guardar até 20 automóveis. Um equipamento como esse, de acordo com o chefe do Executivo, ocupa o espaço de, no máximo, duas vagas e poderia ser instalado em terrenos desocupados.

    “Em alguns lugares e em alguns momentos, sim (poderemos eliminar vagas de estacionamento), e não teremos como escapar disso. Por outro lado, precisamos considerar que Maringá é uma cidade polo e muita gente da região vem comprar aqui. Essas pessoas vem de carro, então se nós eliminarmos essas vagas de estacionamento, estaremos empurrando as pessoas para os shoppings, algo que pode matar o comércio de rua. Isso, nós não temos a intenção alguma de fazer, o que nós queremos é justamente o contrário, estimular que o comércio continue sendo forte. Nós precisamos fazer isso com muita racionalidade e sem prejuízo ao comércio, mas com algumas melhorias no trânsito. Com isso, de novo, estamos buscando soluções tecnológicas que possam nos ajudar a ampliar os espaços de estacionamento. Assim, vem alguns modelos interessantes, como os ‘estacionamentos carrossel’, que funcionam como uma roda gigante só que, ao invés de levar pessoas, levam carros, e aí no lugar de duas vagas convencionais você consegue guardar até 20 automóveis. Nós podemos fazer isso em terrenos pequenos na área comercial que ainda estão disponíveis, com um estacionamento mecânico é possível. Então estamos buscando soluções para melhorar o trânsito, não prejudicar o comércio e dar mais fluidez ao mesmo tempo”, finalizou.

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