Estreante, Daniel Malvezzi quer projetos na área ambiental e fala sobre suas bandeiras: “O Estado deve servir as pessoas”

Em entrevista ao Maringá Post, o advogado e vereador eleito pelo Novo falou sobre a expectativa em assumir um cargo público pela primeira vez. Incentivo ao mercado de carbono está entre as primeiras propostas que quer tirar do papel.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O interesse pela política o acompanha desde a adolescência. Sempre muito interessado em estudar História, foi ainda no colégio que Daniel Malvezzi conheceu a sua vocação em discutir os problemas da sociedade. Em 2012, ocorreu a primeira tentativa de se candidatar a um cargo público, na época pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A candidatura, no entanto, não se concretizou.

    Oito anos depois, em 2020, Malvezzi compôs a primeira chapa do Novo em uma disputa ao legislativo maringaense, que na época teve apenas oito candidatos. Apesar da votação expressiva, o jovem advogado acabou ficando fora do legislativo.

    Em 2024, no entanto, o jogo mudou. Aos 37 anos de idade, ele foi eleito com 2.213 votos, na eleição em que o partido alcançou sua maior votação da história em Maringá. Agora, Malvezzi ainda tenta assimilar a rotina como profissional da advocacia com a missão de assumir uma cadeira no legislativo maringaense em janeiro de 2025.

    Em entrevista ao Maringá Post, o futuro vereador falou desta expectativa, listou alguns projetos que pretende tirar do papel e foi direto sobre as bandeiras que defende: quer ajudar a construir um Estado que, de fato, sirva as pessoas.

    “De fato, eu não tenho uma pauta X, a minha pauta normalmente, quando eu vou conversar de política com alguém, algo que eu converso com praticamente com todo mundo que tromba comigo, é a questão da eficiência, pensar um Estado que deveria, de fato, servir as pessoas e não a grupos políticos. Então essa que seria a minha pauta”, disse.

    Mudar a realidade é algo que motivou Malvezzi a encarar a vida pública, como ele mesmo descreve.

    “Desde muito jovem, sempre tive aquela sensação de que a política brasileira está muito longe do que ela deveria ser. E aí fui criando esse anseio por participar da política, porque não adianta a gente só ficar reclamando, achando que está ruim e simplesmente não fazer nada, só ficar pagando a conta, que é o que a gente faz normalmente. Então me formei em Direito também, por conta da política, na maior parte da decisão foi pela vontade, pelo apreço com a política e o Direito e a política andam juntos. Você está lá, é o Congresso que vai criar a lei e é com a lei que o advogado vai trabalhar”, conta.

    Ainda segundo o parlamentar eleito, a causa ambiental será uma das bandeiras que defenderá no legislativo. Um dos primeiros projetos que irá propor, quando assumir como vereador em 2025 será a criação de um programa municipal de incentivo ao mercado de carbono, conforme adiantou na entrevista.

    “Eu sou especialista em Direito Ambiental, eu acho que é uma pauta muito importante, a gente consegue ver os impactos que estão na nossa cara. Eu não sou catastrofista, não penso que o mundo vai acabar. Mas os impactos das alterações climáticas eu acho que é um negócio meio que inegável. Então eu tenho um projeto que visa, praticamente, criar um incentivo ao mercado de carbono na cidade. […] Resumidamente, a empresa que fizer essa compensação, ela teria ou uma redução de impostos ou um parcelamento diferenciado de débitos”, resumiu.

    Assista a entrevista completa com Daniel Malvezzi (Novo) no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas

    O Maringá Post, novamente em parceria com o VMark Vídeo, apresenta uma Série de Entrevistas com os novos vereadores eleitos da Cidade Canção. Com conteúdo multiplataforma, os maringaenses terão a oportunidade de conhecer mais daqueles que os representarão na Câmara a partir do próximo ano.

    Aos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, os parlamentares falarão sobre as bandeiras que defendem, os projetos que querem tirar do papel e qual postura adotarão diante da futura administração da cidade.

    Os conteúdos ficarão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram do Maringá Post nas redes sociais, além do tradicional conteúdo em texto, disponível aqui em nosso site. As entrevistas irão ao ar aos domingos e quartas, sempre às 12h.

    Comentários estão fechados.