Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Há mais de uma década trabalhando voluntariamente na causa animal em Maringá, Lemuel Wilson Rodrigues, de 30 anos, nunca vislumbrou a disputa de um cargo público. No entanto, viu na política um aliado para seguir atuando na defesa dos animais de rua. Foi assim que o jovem decidiu embarcar em uma disputa eleitoral pela primeira vez.
Em 2024 Lemuel, que levou para as urnas o nome da Organização não governamental (ONG) que atua e, assim, virou ‘Lemuel do Salvando Vidas’, foi eleito vereador de Maringá pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 1.785 votos. Primeiro convidado da Série de Entrevistas do Maringá Post com os novos representantes do legislativo, ele falou da expectativa em assumir um cargo público pela primeira vez.
De acordo com ele, aceitar o convite para a disputa passou pelo entendimento de que toda causa é política.
“Quando você atua em alguma causa, a causa é sempre política, né? E nunca passou na minha cabeça realmente ser um político, um vereador ou coisa do tipo, mas com o passar do tempo, eu entendi a necessidade de estar dentro da política para melhorar as condições daquilo que eu venho fazendo todos os anos. Houve convite de vários partidos e creio que fizemos a melhor escolha”, disse.
Ainda segundo o futuro parlamentar, a identificação com a causa animal não o impedirá de atuar por outras causas. “Quem luta por uma causa, luta por todas. Eu sempre disse isso no decorrer da campanha, porque foi um questionamento muito forte que recebi das pessoas. Eu venho hoje com a bandeira da causa animal, que também está relacionada ao meio ambiente, mas também há outras causas que quero defender. De crianças, de pessoas autistas, com deficiência, mães solo, enfim, todas as causas”, explicou.
O vereador eleito fez críticas pontuais a gestão da causa animal pelo poder público em Maringá, assunto que já chegou a ser tema de publicações em suas redes sociais. Segundo ele, apesar dos vários avanços que a cidade teve no setor nos últimos anos, ainda há muito a ser feito.
“Nós temos legislação, campanhas educativas, mas ainda falta muita coisa, um protocolo efetivo sobre castração e maus-tratos. […] O município hoje deixa a desejar na parte do resgate, de animais que estão precisando de assistência médica. Hoje, temos um centro de zoonoses onde estão sendo feitas pouquíssimas coisas. Atualmente, o município não tem um local para acolher animais vítimas de maus-tratos ou atropelados e esses bichos ficam a mercê”, disse.
A entrevista completa com Lemuel do Salvando Vidas (PDT) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:
Sobre a Série de Entrevistas
O Maringá Post, novamente em parceria com o VMark Vídeo inicia, a partir deste domingo (3), uma Série de Entrevistas com os novos vereadores eleitos da Cidade Canção. Com conteúdo multiplataforma, os maringaenses terão a oportunidade de conhecer mais daqueles que os representarão na Câmara a partir do próximo ano.
Aos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, os parlamentares falarão sobre as bandeiras que defendem, os projetos que querem tirar do papel e qual postura adotarão diante da futura administração da cidade.
Os conteúdos ficarão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram do Maringá Post nas redes sociais, além do tradicional conteúdo em texto, disponível aqui em nosso site. As entrevistas irão ao ar aos domingos e quartas, sempre às 12h.
Comentários estão fechados.