PSD de Ratinho Junior comandará 164 prefeituras do Paraná a partir de 2025

Ao todo, PSD, Progressistas, PL e União Brasil arremataram 307 das 399 prefeituras do Paraná, mais de 75% do total. O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, conseguiu apenas três prefeituras.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Legenda que mais elegeu prefeitos no Brasil em 2024, o Partido Social Democrático (PSD) também é a sigla que mais conseguiu vitórias no Paraná. Atual sigla do governador Ratinho Junior, o PSD elegeu 164 prefeitos e prefeitas pelo Estado.

    O resultado se consolidou neste domingo (27), com a vitória do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) em Londrina, com mais de 143 mil votos (56% do total) diante da concorrente Professora Maria Tereza (Progressistas), e também com Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba, derrotando a candidata do PMB, Cristina Graeml. Com o fim do segundo turno, o PSD chegou a 41% das prefeituras do Paraná. Em nível de Brasil, foram 891 prefeitos eleitos pelo partido.

    No Paraná, a segunda sigla que mais fez chefes do Executivo foi o Progressistas. Além de Silvio Barros II em Maringá, o partido elegeu outros 60 prefeitos. Em terceiro lugar aparece o PL, com 52 eleitos e em quarto o União Brasil, com 30. Somados, os quatro partidos fizeram 307 das 399 prefeituras do Paraná, mais de 75% do total.

    Legenda do atual presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou apenas 3 prefeituras paranaenses. As vitórias petistas ocorreram em cidades pequenas, no caso, São João do Triunfo, Santa Maria do Oeste e Paraíso do Norte.

    Comentários estão fechados.