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Três candidatos à Prefeitura de Maringá já gastaram pouco mais de R$ 75 mil em impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Os números foram levantados pelo Maringá Post, após uma consulta às prestações de contas apresentadas à Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (4).
O índice representa 15% de todas as despesas declaradas pelos postulantes ao Executivo até o momento. Humberto Henrique (PT), Edson Scabora (PSD) e Silvio Barros (Progressistas) foram os candidatos que declararam gastos com impulsionamento.
Evandro Oliveira (PSDB) não declarou ter feito investimentos em impulsionamento de redes sociais, enquanto Pastor José Santos (Mobiliza) ainda não entregou nenhuma prestação de contas à Justiça Eleitoral, conforme o Portal de Divulgação de Contas e Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, Humberto, Scabora e Silvio declararam despesas de R$ 510 mil. Dos três, quem mais pagou por impulsionamento até esta quarta (4) foi a campanha de Humberto Henrique, com R$ 56 mil investidos. Silvio Barros e Edson Scabora pagaram R$ 10 mil cada nesta modalidade de gasto.
Uma análise das métricas
O cientista político e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tiago Valenciano, analisou as métricas de crescimento dos candidatos no Instagram – rede mais usada por eles – durante o mês de agosto. Os dados foram compilados a partir da plataforma MLabs, especializada em gestão e análise de estatísticas direcionada para as plataformas digitais.
De 16, dia que a campanha começou oficialmente, até 30 de agosto, o candidato que mais cresceu no Instagram foi Silvio Barros, com 7,5% de aumento no número de seguidores. Humberto Henrique vem em segundo lugar, com 5,5% e, em terceiro, aparece Scabora, com 3,2% de crescimento. Evandro Oliveira teve crescimento de 0,7% no período.
Em uma análise qualitativa dos dados, Barros lidera a média de curtidas e comentários nas publicações, enquanto Scabora foi quem mais publicou e, Humberto, o que mais conseguiu engajar a própria base de seguidores.
De acordo com Valenciano, os números mostram uma movimentação ainda tímida dos candidatos na plataforma. “Os dados mostram que as campanhas no Instagram estão ainda aquecendo, mas que refletem a tendência da última pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas”, afirmou.
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