Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Em 18 cidades do Paraná, os eleitores não terão opções para escolher na hora de votar para prefeito ou prefeita. Nestes municípios, há apenas uma chapa concorrendo ao Executivo. O levantamento foi feito pelo Maringá Post, após uma consulta ao portal de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Das 18 cidades, três delas estão localizadas relativamente próximas de Maringá. São elas Atalaia e Floraí, além de Loanda, no extremo noroeste. Nas três, os atuais chefes do Executivo buscam a reeleição.
Em Loanda, cidade nas proximidades de Porto Rico, Zé Maria (Progressistas) busca a reeleição e conta com o apoio, além do próprio partido, de outras seis legendas. A coligação ‘Loanda no caminho’ é composta por PP, MDB, Podemos, PL, PSB, União Brasil e PSD. Eleito em 2020 com 5.319 votos, Zé Maria está em seu primeiro mandato como prefeito do município, de apenas 23 mil moradores.
Já em Floraí, que tem menos de cinco mil moradores e fica a 50 quilômetros de Maringá, Edna Contin (PSD) busca a continuidade do mandato. Eleita pela primeira vez em 2020 com 2.198 votos, a atual prefeita conta com o apoio de quatro partidos na coligação ‘Floraí cada vez melhor’, composta por PP, PSD, PL e União Brasil.
Atalaia, com seus pouco menos de quatro mil moradores, também tem candidato único. Trata-se de Carlos Eduardo Armelin, o ‘Duda’. Eleito em 2020 com 1.966 votos, o candidato do PSD conta com o apoio da coligação ‘O progresso continua’, composta por PSB e PSD.
De acordo com a legislação eleitoral, em cidades com apenas um candidato, os postulantes precisam da maioria simples, ou seja, 1 voto válido, para garantirem a eleição. As 18 cidades paranaenses com candidato único são:
Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bela Vista do Caroba, Corumbataí do Sul, Enéas Marques, Esperança Nova, Floraí, Guaporema, Iporã, Loanda, Lunardelli, Marquinho, Mirador, Pato Bragado, Quatigá, São Jerônimo da Serra, Tupãssi e Verê.
Comentários estão fechados.