Prefeitura de Sarandi rescinde contrato com construtora do novo Paço Municipal

Município deverá abrir uma nova licitação para a conclusão dos 10% restantes da obra, após uma vistoria da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Prefeitura, contrato foi rescindido após empresa solicitar um aditivo de R$ 5 milhões, negado pela administração.

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    A Prefeitura de Sarandi rescindiu o contrato com a construtora responsável pela obra do novo Paço Municipal, iniciada em dezembro de 2022. A informação foi confirmada pela própria administração.

    A rescisão ocorreu na última terça-feira, 25 de junho, mesma data em que uma portaria da Secretaria Municipal de Urbanismo instaurou um processo administrativo para apurar “possível falta referente a
    Concorrência Pública nº 04/2022″, que trata-se justamente do edital da construção.

    De acordo com o medidor de Obras Públicas do Portal da Transparência da Prefeitura de Sarandi, a obra estaria paralisada desde março, onde indicava-se 84% de conclusão. Conforme apurado pela reportagem, no entanto, a obra já está mais de 90% concluída.

    Segundo a Prefeitura de Sarandi, o contrato foi rescindido após a construtora solicitar um aditivo de R$ 5 milhões, que foi negado pela administração. O Executivo aguarda a “emissão de relatório de execução de obra feito após vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal, contratada para acompanhar a obra”, antes de abrir uma nova licitação para a conclusão dos 10% restantes. Leia a nota da Prefeitura de Sarandi na íntegra:

    A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Urbanismo, informa que foi rescindido o contrato com a empresa responsável pela construção do novo Paço Municipal após rejeitar pedido de aditivo de cerca de R$5 milhões, ou seja, acréscimo no valor inicialmente previsto na licitação. A administração aguarda emissão de relatório de execução de obra feito após vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal, contratada para acompanhar a obra, para a abertura de nova licitação”.

    O novo Paço Municipal de Sarandi foi licitado em junho de 2022, com o resultado anunciado em outubro do mesmo ano. A empresa vencedora do primeiro contrato tem sede em Curitiba. A Ordem de Serviço foi assinada no dia 27 de dezembro de 2022, com o prazo de conclusão definido, na época, em 24 meses, com o prazo de entrega para 15 de dezembro de 2024, conforme o Portal da Transparência. A obra foi orçada em R$ 23 milhões.

    A estrutura foi projetada para abranger grande parte das secretarias municipais em um mesmo espaço, constituído de quatro pavimentos em um terreno de 6 mil m². A nova acomodação visa receber grande parte das secretarias municipais. Atualmente, são 14 pastas, que funcionam em prédios alugados pelo poder público.

    A atual sede da Prefeitura, na rua José Emiliano de Gusmão, também é alugada. O contrato foi firmado em 1981, logo após o município ser emancipado. Atualmente, Sarandi gasta R$ 150 mil por mês com aluguéis, de acordo com números fornecidos pelo próprio poder público. A economia esperada com o prédio próprio é de R$ 1,8 milhão por ano.

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