Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo Partido Social Democrático (PSD), Edson Scabora, afirma que a cidade é uma das mais seguras do Paraná. Ex-secretário de Aceleração Econômica e Turismo e atual vice-prefeito de Maringá, ele é o convidado da semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.
Scabora foi questionado sobre uma avaliação, dele próprio, para a Segurança Pública da Cidade Canção, apontada por outros pré-candidatos como a preocupação número 1 das pessoas. O vice-prefeito destacou indicadores que colocam Maringá como uma das mais seguras do Estado, ressaltou os investimentos feitos pela atual gestão na Guarda Municipal e afirmou que o problema da Segurança na cidade, atualmente, são os crimes de ‘pequena monta’.
“Maringá é uma das cidades mais seguras do Paraná e o Paraná é um dos Estados mais seguros do Brasil. Recentemente, saiu um estudo aí dizendo que a criminalidade abaixou 30% e Maringá está entre as mais seguras do Estado. Não acontecem hoje grandes tragédias na questão da Segurança em Maringá, não temos assassinatos, não acontece isso. Essa maior insegurança, o que incomoda o maringaense são os roubos de pequena monta. Em Maringá, a Guarda Municipal, juntamente com as Polícias Militar e Civil prendem, em média, 100 criminosos por mês neste tipo de crime, mas perguntem quantos continuam presos? Praticamente todos são soltos, ou seja, o retrabalho das forças em função da lei ser muito branda é o que causa essa sensação de insegurança, que nem chamo de sensação, é algo de fato. Os pequenos roubos acontecem e é essa insegurança que temos na maioria das cidades brasileiras, mas não por falta de atuação das nossas forças de segurança”, disse.
O pré-candidato do PSD vê na Guarda Municipal um caminho para seguir melhorando a Segurança Pública de Maringá. O desejo dele, conforme mencionado na entrevista, é aumentar o efetivo de agentes nas ruas.
“Mesmo assim (com as limitações legais de atuação da Guarda), nós seguimos, desde 2017, aprimorando a nossa Guarda. Pegamos uma Guarda desarmada, com pouca capacitação, nós capacitamos a Guarda na mesma escola onde a Polícia Militar faz seus treinamentos, mesmo não tendo essa função de uma força policial. Recentemente, aumentamos nosso efetivo em mais 40 guardas e seguimos investindo para que, complementarmente, possamos atuar junto com as forças do Estado. […] O ideal, para a nossa Guarda Municipal, é um número de 350 agentes. Hoje, estamos com cerca de 180, então precisamos evoluir um pouco mais. Recentemente, chamamos 40 novos guardas, eles estão recebendo capacitação e estarão nas ruas muito em breve”, afirmou.
A entrevista completa com Edson Scabora (PSD) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:
Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá
Em novo formato, o Maringá Post inicia segue com a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.
A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.
O convidado da próxima semana será o pré-candidato do PSDB, Evandro de Freitas Oliveira. Todo o conteúdo da Série é produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.
Comentários estão fechados.