Região de Maringá vai ganhar 273 novos policiais militares; lei foi sancionada pelo governador

O governador sancionou a lei que aumenta em 273 cargos o efetivo total da PM do Paraná. Os profissionais atenderão o novo batalhão, que será instalado em Sarandi.

  • AEN / Foto: SESP

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (9) a lei estadual nº 21.925/2024 , que aumenta em 273 cargos o efetivo total da Polícia Militar do Paraná (PMPR), fixando o efetivo em 23.469 profissionais.

    Os cargos são para coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. A legislação prevê que a ativação das vagas será formalizada por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

    Os profissionais ainda serão contratados via concurso público da PMPR.

    Em 2023, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas na corporação, cujo edital está em fase de construção. No ano passado, 2.485 policiais militares foram convocados para ingressar na PMPR, oriundos do concurso de 2021.

    Com a aprovação da medida, o Governo do Estado avança no projeto para implantação do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sarandi, com uma redistribuição da área sob gestão do 4º BPM de Maringá.

    Atualmente a unidade atende 718 mil habitantes em uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados.

    Com a criação do 32º BPM e remanejamento do efetivo, as cidades de Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá e que reúnem uma população de 237 mil habitantes, passarão para a área de abrangência do novo batalhão.

    A estrutura deverá ser instalada, inicialmente, na sede da 4ª Companhia do 4º BPM.

    As mudanças também beneficiam a população de Maringá, que permanecerá sob a gestão do 4º BPM, mas que terá dedicação exclusiva ao município, dentro da área de abrangência do 3° Comando Regional da PMPR.

    Comentários estão fechados.