Foto: Fernando Ogura/AEN
Pesquisa PopVox revela os temas que influenciaram a popularidade do governador paranaense.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, tem desfrutado de excelentes índices de aprovação popular há bastante tempo, como evidenciado por sua reeleição no primeiro turno nas eleições de 2022.
No entanto, levantamentos recentes realizados pela equipe do sistema PopVox mostraram oscilações nos últimos três meses, algo incomum para o governador paranaense.
Entre dezembro e março de 2023, foram coletadas e analisadas 8.231 conversas online envolvendo o nome do governador, e foi aplicada a essas falas a teoria psicoevolutiva das emoções para uma compreensão mais profunda dos acontecimentos.
Em dezembro, as conversas sobre o aumento da aliquota do ICSM no Paraná não caíram bem para a imagem do Ratinho Junior, e o índice PopVox registrou 57% de sentimento positiva nas publicações.
Em janeiro deste ano a popularidade subiu para 65% e nenhum novo fator surgiu que promovesse grandes alterações para cima ou para baixo. Fevereiro, as coisas melhoram muito para os lados do Palácio Iguaçu, e o sentimento positivo das pessoas em relação ao governador na internet vai a 74%, impulsionada pelas notícias sobre as ações do governo e a chegada fábrica da multinacional LG.
Em março, o índice PopVox desceu para 69%, influenciado principalmente por três acontecimentos que foram ruins a imagem do Ratinho Junior. O primeiro foram reclamações sobre os “apagões da Copel” que geraram críticas sobre a privatização da empresa.
O segundo tema foram os debates sobre o recolhimento do livro “O Avesso da Pele” nas escolas estaduais, e o último a recente declaração do governador sobre suposto esquema de corrupção na contratação da TV Assembléia envolvendo o presidente da ALEP, Ademar Traiano.
Comentários estão fechados.