Foto: Gilson Abreu/AEN
O Ministério dos Transportes anunciou, através de publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), uma nova determinação que obriga os pedágios de rodovias federais, geridos por empresas privadas, a implementar o pagamento via Pix e outros meios semiautomáticos em um prazo de até 90 dias. A decisão integra uma estratégia mais ampla do governo para promover a diversificação dos métodos de pagamento e aumentar a eficiência e conveniência na cobrança de tarifas.
Sob a supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as concessionárias deverão também oferecer pelo menos uma opção de pagamento débito atualmente disponível, seja através de cartões de crédito ou aplicativos móveis. A ANTT será responsável por definir o número de cabines que aceitarão essas novas formas de pagamento em cada praça de pedágio.
Este movimento segue a aprovação, em fevereiro, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, de um projeto de lei que visa expandir as opções de pagamento em pedágios, incluindo Pix, cartões de crédito e débito, além do tradicional dinheiro em espécie. O projeto ainda aguarda deliberação na Câmara dos Deputados antes de ser oficialmente sancionado.
Comentários estão fechados.