Líder opositora na Venezuela rebate declarações de Lula: “você está validando os abusos”

A líder opositora apontou que Maduro teme enfrentá-la nas urnas. Ela venceu as primárias da oposição com mais de 90% dos votos.

  • A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, criticou as recentes declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. 

    Conforme reportado pelo Estadão, Lula questionou a atitude dos opositores na Venezuela, sugerindo que candidatos barrados não deveriam “ficar chorando”.

    Machado, inabilitada por 15 anos, acusou Lula de endossar os abusos do regime de Nicolás Maduro.

    Em uma postagem na plataforma X, Machado desafiou as palavras de Lula. “Eu chorando, presidente Lula? Você está validando os abusos de um autocrata”, escreveu. Ela reforça sua luta em nome dos venezuelanos que desejam eleições livres.

    Lula expressou contentamento com a convocação das eleições venezuelanas, sem mencionar a inelegibilidade de Machado. A líder opositora apontou que Maduro teme enfrentá-la nas urnas. Ela venceu as primárias da oposição com mais de 90% dos votos, apesar da proibição de sua candidatura.

    Comparando sua própria experiência política, Lula sugeriu que a oposição venezuelana procure alternativas, assim como fez ao indicar outro candidato em 2018, quando foi impedido de concorrer. Porém, se silenciou sobre que alternativas seriam essas, já que a própria Justiça parece estar comprometida politicamente no país vizinho.

    Machado, por sua vez, destaca a perseguição política sob o regime Maduro, em contraste com a situação brasileira.

    O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela confirmou a inabilitação de Machado, acusando-a de corrupção, o que ela considera uma estratégia de perseguição.

    A oposição venezuelana agora corre contra o tempo para definir um novo candidato antes das eleições, diante das restrições impostas.

    Foto: María Corina Machado – X

    Comentários estão fechados.