Lideranças do Paraná buscam a instalação de novo curso de medicina em Paranavaí

Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli, está evidenciada a importância de uma nova opção de formação médica para a região.

  • O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) acompanhou em Brasília lideranças do Noroeste do Paraná que reivindicam a instalação de um novo curso de medicina em Paranavaí. Em reunião realizada nesta quarta-feira (7), no Ministério da Educação (MEC), Romanelli disse que a inciativa fortalece toda a estrutura de saúde da região.

    O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) acompanhou lideranças do Noroeste do Paraná durante visita em Brasília / Foto: Divulgação / Assessoria Parlamentar

    “Saímos do encontro animados, pois tivemos uma conversa muito produtiva”, destacou ao participar da comitiva formada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), pelo deputado federal Tião Medeiros (PP) e pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT), além de diretores do Centro Universitário Fatecie (Unifatecie), entidade que tem interesse na abertura do curso.

    Segundo Romanelli, está evidenciada a importância de uma nova opção de formação médica para a região. “Neste momento, temos uma chance única de ter o curso, já que o Centro Universitário atende aos critérios estipulados no edital do MEC e demonstra ter condições de abrir turmas”, explica o deputado. “Estamos oferecendo todo o apoio político para que a reivindicação se concretize”.

    Norte Pioneiro

    O deputado também defende a criação de um novo curso de medicina no Norte Pioneiro do Paraná. A Faculdade Cristo Rei (Faccrei), de Cornélio Procópio, protocolou projeto no edital lançado no ano passado pelo MEC, que prevê a criação de quatro novos cursos de medicina no Paraná.

    Segundo o MEC, há prioridade de abertura de cursos de medicina em cidades dos polos regionais de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí, Apucarana, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Ivaiporã.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @8photo

    Comentários estão fechados.