Foto: Jonathan Campos/AEN
Nesta terça-feira (30), em Brasília, foram assinados os contratos de concessão das rodovias dos Lotes 1 e 2, que foram leiloados para as empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro. As concessionárias vão administrar mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais que cortam Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O investimento previsto é de R$ 30,4 bilhões (R$ 18,7 bilhões em obras e R$ 11,7 bilhões em manutenção) nos trechos durante 30 anos, até 2054.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, do diretor-presidente do grupo EPR Litoral Pioneiro, José Carlos Cassaniga, e do sócio do Grupo Pátria, André Sales. Os contratos beneficiam diretamente 40 municípios e cerca de 6 milhões de pessoas.
O governador disse que esse é um dia muito importante para o Estado, pois marca um novo momento na infraestrutura paranaense. Ele disse que desde 2019 o Estado tem um planejamento estratégico para se tornar uma central logística da América Latina. Ele disse que o Paraná faz a ligação Sul-Sudeste e está no centro do maior mercado consumidor do Mercosul. Ele disse que as novas concessões são um marco disso. Ele disse que haverá muitas obras e 50% de redução, em média, no valor das tarifas. Ele disse que é um projeto modelo para o País.
O ministro Renan Filho disse que com essa assinatura, os outros estados precisam se apressar para fazer projetos parecidos, senão vão ficar com uma infraestrutura muito atrasada em relação ao Paraná. Ele disse que ainda neste ano haverá mais dois leilões no Paraná, para os lotes 3 e 6, dando continuidade aos investimentos, o que será transformador.
Os Lotes 1 e 2 fazem parte de um pacote de seis lotes elaborado pelo governo federal e estadual após a contratação de um estudo em 2019. São 3,3 mil quilômetros de rodovias em todas as regiões do Paraná. O pacote prevê um novo modelo de leilão, pela tarifa mais baixa, e um grande pacote de obras, que prevê 1,8 mil quilômetros de duplicações e diversas melhorias estruturais para o desenvolvimento dos municípios do Estado.
As informações são da Banda B.
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