Áudios falsos imitam voz do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros: ‘Ser prefeito é coisa do meu irmão’ e elogios à Gestão Ulisses Maia

Criados possivelmente pela Inteligência Artificial, teor dos áudios imitando Silvio Barros foram desmentidos pela assessoria do ex-prefeito.

  • Criados possivelmente pela Inteligência Artificial, teor dos áudios imitando Silvio Barros foram desmentidos pela assessoria do ex-prefeito

    Por Wilame Prado

    Áudios falsos imitando a voz do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, circularam por grupos de Whatsapp nesta sexta-feira (12). Feitos por Inteligência Artificial, os áudios imitam trejeitos da fala do político e afirmam um descontentamento com a possível candidatura dele para prefeito municipal nas Eleições 2024.

    Pelo menos dois áudios circularam em Maringá imitando a voz de Silvio Barros. Em um dos áudios, a imitação da voz do ex-líder do Executivo maringaense alega que “esse negócio de ser prefeito é coisa do meu irmão”, tratando-se do atual secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.

     

    No outro áudio, a voz falsa de Silvio Barros torce para que o atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia, faça um sucessor nas Eleições 2024. “Ele foi o melhor chefe de Gabinete que tive nos dois mandatos. Foi um ótimo prefeito. Basta você andar um pouco pela cidade e conversar com a população que você vai ver”, finaliza o áudio.

     

    Sobre o caso, a reportagem do Maringá Post entrou em contato com a assessoria de Silvio Barros, que desmentiu o teor dos áudios e afirmou que enviará um posicionamento oficial sobre os citados áudios falsos que imitam a voz dele e que circularam na internet nesta sexta.

    Nota na íntegra da assessoria de imprensa do Progressistas Maringá

    Os áudios com ‘a voz’ do pré-candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, se tratam do mau uso da Inteligência Artificial para a produção de fakenews. O Progressistas já declarou que terá candidato à prefeitura e então é impossível o apoio a outro partido. É lamentável começarmos o ano eleitoral com esse tipo de crime cibernético que atinge a honra de Silvio Barros, pré-candidato do Progressistas que lidera todos os cenários das últimas pesquisas. Já solicitamos providências jurídicas à Justiça Eleitoral e Delegacia de Crimes Cibernéticos para identificação dos produtores e divulgadores dos áudios inverídicos. Todas as informações oficiais referentes à pré-candidatura de Silvio Barros serão sempre divulgadas por meio de canais oficiais, sejam pela imprensa ou pelas redes sociais”.

    Comentários estão fechados.