40% dos brasileiros nunca confiam nas declarações de Lula, mostra Datafolha

Compartilhar

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha, um cenário de desconfiança paira sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas em 135 cidades brasileiras na última terça-feira (5), revela que 40% dos entrevistados nunca confiam nas falas do presidente, enquanto 35% o fazem às vezes e 24% afirmam sempre confiar em suas palavras.

A pesquisa, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, traz um retrato da percepção pública sobre a confiabilidade do presidente Lula, conhecido por sua oratória muitas vezes improvisada. Esses números mantêm-se estáveis em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada em setembro.

A pesquisa revela que a desconfiança no presidente é maior entre os moradores da região Sul do Brasil, onde 48% afirmam nunca confiar em Lula. Em contraste, a confiança é maior entre os menos instruídos, com 38% sempre confiando nas suas declarações.

Comparativamente, no final do primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, o Datafolha registrou uma taxa de não confiabilidade total de 43% em suas falas, com 19% dos entrevistados afirmando confiar sempre e 37% às vezes.

Durante sua terceira passagem pela Presidência, Lula tem se destacado por declarações polêmicas. Entre elas, estão suas falas sobre a Guerra da Ucrânia, comentários sobre a obesidade do ministro indicado ao STF, Flávio Dino, e sugestões controversas sobre votação secreta na corte. Além disso, suas declarações associando terremotos e clima, e afirmações sobre o impacto das bombas usadas por Israel na temperatura do planeta, foram amplamente discutidas.

O presidente também gerou controvérsia com suas posições sobre o conflito no Oriente Médio, incluindo declarações tardias sobre o Hamas e críticas a Israel. Essas falas têm sido fonte de debates e críticas acaloradas no cenário político e na mídia.

Foto: @ricardostuckert


Compartilhar