Na manhã desta quinta-feira (7), durante a sessão na Câmara de Maringá, os vereadores aprovaram o projeto que institui a “Rota dos Cafés Especiais”.
A proposta, de autoria do vereador Sidnei Telles, tem o principal objetivo de fomentar a economia da cadeia produtiva do café especial no Município de Maringá, como geradora de trabalho e renda, além de contribuir para que a produção de café especial e os estabelecimentos de comércio deste sejam constituídos como ativos turísticos.
Caso o projeto vá para sanção, a Rota dos Cafés será composta por um conjunto de estabelecimentos, dentre cafeterias, microtorrefadores, lojas segmentadas e produtores de café que sejam especializados na produção e/ou comercialização de cafés especiais, os quais serão selecionados e cadastrados pela Comissão Municipal da Rota dos Cafés Especiais. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
O QUE SÃO CAFÉS ESPECIAIS?
O termo “café especial” não possui uma definição específica, mas se refere a uma categoria de produtos com maior qualidade. Para ser considerado especial, o café deve atingir, no mínimo, 80 pontos na Metodologia de Avaliação Sensorial, que avalia os seguintes atributos:
- Fragrância/Aroma;
- Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado);
- Ausência de Defeitos;
- Doçura;
- Sabor;
- Acidez;
- Corpo;
- Finalização;
- Harmonia;
- Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Unica parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra).
Imagem: Freepik / Foto criada por @onlyyouqj
Comentários estão fechados.