Neste domingo (19), os argentinos se dirigiram às urnas em um segundo turno para decidir quem assumirá a presidência do país. A disputa está entre o peronista Sergio Massa (União Pela Pátria), atual ministro da Economia, e o ultraliberal Javier Milei (Liberdade Avança).
As urnas foram abertas às 8h (mesmo horário de Brasília) e o período de votação segue até às 18h. O voto é obrigatório entre os 18 e os 70 anos, embora a multa prevista para quem não cumprir a obrigação seja baixa. Entre os 16 e os 18 anos de idade e acima dos 70 anos, o voto é opcional.
No primeiro turno, Massa obteve 37% dos votos, enquanto Milei ficou em segundo lugar com 30%. No entanto, após a crise de desabastecimento de gasolina no final de outubro, a popularidade de Milei aumentou, enquanto Massa perdeu parte de seu apoio.
De forma geral, o povo argentino parece estar incerto sobre a decisão do novo presidente. As pesquisas de intenção de voto mostraram uma disputa acirrada entre os dois candidatos, com empate técnico ou ligeira vantagem para o candidato da oposição. O vencedor tomará posse em 10 de dezembro, data que marca os 40 anos de democracia na Argentina.
Foto ilustrativa: Pexels
Comentários estão fechados.