Em todo o Paraná, apenas cinco poderes legislativos atingiram nota máxima no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), elabora pelo Tribunal de Contas do Paraná e divulgado nessa segunda-feira (13). Câmara de Maringá é a mais transparente entre os dez maiores municípios do Estado.
Por Victor Ramalho
São da região de Maringá três entre as cinco únicas Câmaras Municipais do Paraná a atingirem 100% de transparência nas contas públicas. Os dados são do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) 2023, elaborado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e divulgado nessa segunda-feira (13).
Conforme o estudo, os poderes legislativos de Sarandi, Mandaguaçu e Mandaguari atingiram nota máxima no ranking, com 100% de transparência. Além delas, também tiveram pontuação máxima as Câmaras de Palotina e Mariluz, também no norte do Estado.
O estudo do Tribunal de Contas levou em consideração as informações colocadas à disposição pelos órgãos nos Portais da Transparência. Em uma primeira etapa da pesquisa, os gestores municipais tiveram até o mês de agosto para adequarem as plataformas seguindo as diretrizes do TCE-PR e, em seguida, preencheram um questionário disponibilizado pelo órgão.
No ITP 2023, o Tribunal analisou 768 portais, sendo 386 de Prefeituras e 382 de Câmaras Municipais. O ranking completo, bem como a metodologia adotada no estudo, ficam à disposição da população para consulta pública, através deste link.
Ainda na região, a Câmara de Maringá também foi um destaque positivo. Embora não tenha atingido 100%, é o legislativo mais transparente entre as 10 maiores cidades do Paraná, atingindo 97,5% no indicador. Confira o ranking completo de transparência das Câmaras Municipais dos 10 maiores municípios do Estado:
Curitiba, 95,26%; Londrina, 79,13%; Maringá, 97,51%; Ponta Grossa, 93,23%; Cascavel, 94,53%; São José dos Pinhais, 73,97%; Foz do Iguaçu, 90,25%; Colombo,70,98%; Guarapuava, 96,30% e Paranaguá, 71,35%.
Câmara de Mandaguari/Foto: Reprodução/Correio de Notícias
Comentários estão fechados.