O médico urologista Aissar Eduardo Nassif falou aos vereadores de Maringá sobre as doenças urológicas e sobre os hábitos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante este mês se realiza a campanha de prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”.
O convite para a participação dele na sessão desta terça-feira (7) foi do vereador Manoel Álvares Sobrinho.
Nassif destacou que o “Novembro Azul” promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. “É fundamental falarmos sobre a saúde do homem. Qualquer doença pode ser tratada e muitas curadas com o diagnóstico precoce. No caso do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, 90% dos casos são curados. Neste mês os prédios e monumentos se iluminam de azul para chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde masculina.”
Ele ressaltou que há muita falta de informação. “Pesquisas mostram que 51% dos homens nunca consultaram um urologista; 33% alegam falta de tempo para ir ao médico; 71% desconhecem os sintomas da disfunção erétil e 57% nunca ouviram falar de andropausa.”
O médico explicou que no Brasil são diagnosticados 61 mil casos de câncer de próstata por ano e que a cada 38 minutos um homem morre porque o diagnóstico foi tardio. “É fundamental realizar exames periódicos, ter hábitos alimentares saudáveis, fazer exercícios físicos. Não deixa a saúde para depois, o diagnóstico pode salvar sua vida”, destacou.
Foto ilustrativa: Canva
Comentários estão fechados.