Na manhã desta quinta-feira (31), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, por 14 votos favoráveis, o projeto de lei que institui o Dia da Mulher Agricultora em Maringá.
A proposta, de autoria do vereador Onivaldo Barris, tem como principal objetivo enaltecer a força feminina no campo e incentivar mulheres maringaenses a tomar a frente nas atividades do agronegócio, além de fomentar a criação de políticas públicas voltadas ao apoio e capacitação às agricultoras.
Caso o projeto seja sancionado, o Dia da Mulher Agricultora será celebrado anualmente em 15 de outubro – mesma data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Rurais.
Segundo o vereador Onivaldo Barris, as mulheres desempenham um papel essencial no campo que, muitas vezes, vai além do trabalho manual e pode incluir obrigações relacionadas à propriedade e administração do negócio, além de questões da vida pessoa e da família. Por este motivo, o Poder Público tem o dever de impulsionar e aprimorar o trabalho das mulheres agriculturas.
“As mulheres, cada vez mais, estão presentes como lideranças no agronegócio. Na semana passada, encerrou-se um congresso das mulheres no agronegócio em São Paulo, onde mais de mil mulheres estiveram presentes. Então eu vejo aqui, uma proposta de reconhecimento a essas guerreiras que produzem o alimento e o sustento de suas famílias”, declara o vereador.
O projeto foi aprovado em primeira discussão nesta terça-feira (31) e deve ser votado novamente na próxima sessão.
Foto: EBC
Comentários estão fechados.