Programa Bombeiro Integrado promete reforçar atendimento em municípios menores

O objetivo do programa é ampliar a atuação do Corpo de Bombeiros, permitindo uma colaboração direta com agentes municipais da Defesa Civil.

  • Os deputados do Paraná aprovaram, em primeira votação, a criação do Programa Bombeiro Integrado, através do projeto de lei 702/2023, uma iniciativa do Poder Executivo.

    O programa tem como objetivo central ampliar a atuação do Corpo de Bombeiros, permitindo uma colaboração direta com agentes municipais da Defesa Civil. Com essa sinergia, busca-se interiorizar e expandir os serviços prestados pela corporação.

    Dentre as ações conjuntas previstas estão: combate a incêndios, atuação em eventos públicos, buscas, salvamentos terrestres, auxílio em grandes eventos climáticos e atendimentos de primeiros socorros.

    De acordo com dados, todos os municípios com população superior a 60 mil habitantes já possuem unidades do Corpo de Bombeiros Militar. Entretanto, o projeto visa expandir esse alcance, principalmente para municípios menores. O enfoque principal é garantir eficiência e rapidez no desenvolvimento das atividades de defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos, considerando que o tempo de resposta em ocorrências é crucial para o sucesso das operações.

    Vale ressaltar que, apesar da integração, as atividades realizadas pelos agentes da Defesa Civil serão de natureza estritamente de apoio e execução, e estes estarão sempre sob coordenação e supervisão de um bombeiro militar. Mais detalhes sobre a execução dessas atividades serão definidos em convênio futuro.

    Esta iniciativa representa um passo significativo para reforçar a segurança e o atendimento a emergências em todo o estado, garantindo que mais cidadãos estejam sob a proteção eficaz dos serviços de bombeiros e defesa civil.

    Foto: Gabriel Rosa / AEN 

    Comentários estão fechados.