Comissão de Saúde quer mutirão de cirurgias de canal para atender pacientes do SUS

A comissão sugere que o mutirão seja realizado nas 22 Regionais de Saúde do estado, com o apoio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

  • Foto: Divulgação

    A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado estadual Tercilio Turini (PSD), propôs um mutirão de cirurgias odontológicas de canal para reduzir a fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses que sofrem com esse problema dentário. A proposta foi entregue ao diretor-geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves, nesta terça-feira (17).

    Segundo a comissão, muitos pacientes esperam por anos para fazer o tratamento de canal pelo SUS, o que causa dor, infecção e risco de complicações mais graves. Muitas vezes, a única solução é arrancar o dente. A comissão sugere que o mutirão seja realizado nas 22 Regionais de Saúde do estado, com o apoio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

    A comissão também pediu à Secretaria de Saúde informações sobre quantas cirurgias de canal foram feitas no Paraná em 2022 e 2023 pelo SUS e qual o tempo médio de espera dos pacientes. Os dados devem ser detalhados por cada Regional de Saúde. A comissão é formada pelos deputados Tercilio Turini, Márcia Huçulak, Mabel Canto, Luiz Corti, Marcio Pacheco, Arilson Chiorato e Delegado Jacovós.

    Comentários estão fechados.