Deputados Maria Victoria e Alexandre Curi pedem inclusão da vacina contra bronquiolite no calendário do SUS

A bronquiolite é uma inflamação preocupante da parte final dos brônquios. O principal causador da doença é o vírus sincicial respiratório (VSR).

  • Nesta terça-feira (10), os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Alexandre Curi (PSD) solicitaram ao Ministério da Saúde a incorporação da vacina para bronquiolite no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A bronquiolite, como elucidou a deputada Maria Victoria, é uma inflamação grave da parte final dos brônquios, frequentemente afetando bebês, crianças e idosos. O principal agente da enfermidade é o vírus sincicial respiratório (VSR). “A Anvisa está em fase de análise do registro da vacina, que já recebeu aprovação nos Estados Unidos e na União Europeia. Por isso, fazemos um apelo à ministra da Saúde, Nísia Trindade de Lima, para uma rápida incorporação dessa vacina no calendário”, ressalta a deputada.

    A Pfizer submeteu à Anvisa um pedido de registro para a vacina da bronquiolite, nomeada de Abysvo. O imunizante é indicado, principalmente, para gestantes entre 32 e 36 semanas de gestação, visando proteger recém-nascidos e bebês de até seis meses de infecções respiratórias graves causadas pelo VSR. A população idosa, acima de 60 anos, também se beneficia, já que se mostram mais suscetíveis a complicações severas.

    “Com a posição de referência mundial que o Brasil ocupa em termos de vacinação, é fundamental revisar e atualizar constantemente as campanhas do Governo Federal. Por isso, pleiteamos a integração deste imunizante ao SUS o mais breve possível”, comentou o deputado Alexandre Curi.

    Conforme dados do Ministério da Saúde, no período de janeiro a abril de 2022, cerca de 3,6 mil casos de síndrome respiratória aguda grave originados pelo VSR foram notificados, com a predominância em crianças menores de quatro anos.

    Os estudos clínicos internacionais da Pfizer, que contou com mais de sete mil gestantes em 18 centros de pesquisa, inclusive quatro no Brasil, revelaram uma eficácia de 82% na prevenção de formas graves da doença em crianças de até três meses, e de 69% para aquelas de até seis meses. Já entre idosos, a proteção alcança 85%.

    No Paraná, reforçando o compromisso com a saúde pública, o deputado Hussein Bakri (PSD) conseguiu a sanção da Lei nº 21.646, que estabeleceu uma campanha permanente para conscientização e prevenção da bronquiolite no estado.

    Foto: Orlando Kissner/Alep

    Comentários estão fechados.